Arquitectura religiosa, barroca e rococó. Capela de planta longitudinal composta por nave com coro-alto, capela-mor mais estreita, sacristia e campanário no lado esquerdo. Fachada principal em empena com vãos rasgados em eixo composto por portal de verga recta, ladeado por óculos circulares, encimado por óculo quadrilobado. Fachadas com cunhais apilastrados e remates em friso e cornija, rasgados por porta travessa no lado direito e fenestrações em capialço. Coberturas internas em falsa abóbada de berço abatido, em caixotões pintados. Retábulos de talha dourada, os laterais de estilo nacional, com nichos de arco a pleno centro e retábulo-mor de três eixos de talha dourada e policromada tardo-barroco.
Planta longitudinal irregular e composta por nave, capela-mor mais baixa, sacristia, campanário e antiga residência paroquial, adossados ao lado esquerdo, com coincidência entre o exterior e o interior, de volumes articulados e disposição horizontalistas das massas, com coberturas de telhados diferenciados a duas e três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal em cantaria aparente, com aparelho isódomo, percorridas por embasamento de cantaria, com cunhais apilastrados e remates em friso e cornija. Fachada principal voltada a O., com três degraus rectangulares de acesso ao portal de verga recta, ladeado por óculos circulares e encimado por outro quadrilobado, que, por sua vez, é sobrepujado por pequena cartela com inscrição. Remate em empena com cruz no vértice e pináculos piramidais sobre os cunhais. Fachada N. com escadaria de dois lanços ao longo do muro, de acesso à antiga residência paroquial. tendo no primeiro lanço porta de aceeso ao interior e, em plano ligeiramente mais elevado, uma fenestração rectangular. Adossando-se lateralmente à casa, campanário de arco a pleno centro, encimada, sobre friso, por pináculos e cruz em posição cnetralizada. Fachada S. tem, na capela-mor, janelão rectangular em capialço e, na nave, outro semelhante ao atrás referido e escadaria de um lanço de acesso ao coro-alto, através de porta rectangular junto à cornija. Fachada posterior cega, com remate em empena na capela-mor com cruz latina assente em base no vértice. Casa paroquial com porta rectangular e fenestrações quadrangulares emolduradas no piso térreo e duas janelas de guilhotina, no superior. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com pavimento de madeira e cobertura em falsa abóbada de berço abatido, assente em cornija e com tirantes de madeira, dividida em quinze apainelados pintados, com acantos e cinco deles com a representação dos Apóstolos e, no central, a Virgem em glória. Coro-alto de madeira com balaustrada do mesmo material e janela quadrada. No lado do Evangelho, retábulo de talha dourada, dedicado ao Crucificado. No lado da Epístola, púlpito quadrangular com bacia granítica e guarda plena de madeira pintada de castanho, com acesso por escadas do mesmo material. Retábulo de talha com o Crucificado. Retábulos laterais e capela-mor protegidaos por teias de metal pintadas de preto. Arco triunfal a pleno centro assente em impostas, acede à capela-mor, tendo, no lado do Evangelho, porta rectangular para a sacristia e, em plano superior, tribuna assente em mísula, a que se tem acesso pela antiga residência paroquial. Cobertuta em falsa abóbada de berço abatido com tirantes, de caixotões em madeira policormada com motivos geométricos e florais estilizados. Retábulo-mor de talha dourada de planta recta e três eixos, formados por dois pares de colunas de fuste liso com o terço inferior marcado, capitéis coríntios assentes em altos plintos galbados, albergando entre si mísulas que ladeiam o grande nicho central de arco encurvado, com trono de quatro degraus e a imagem da Virgem com o Menino entre resplendor e fundo pintado com ramadas azuis. Remate em frontão interrompido e espaldar de lanços. Sob as mísulas laterais, dua sportas de acesso à tribuna e, no sotobanco, sacrário com porta decorada por cálice e hóstia.
Materiais
Granito, rebocos e madeiras.
Observações
*1 - o cemitério paroquial funcionava no adro da Igreja Matriz, excepto para os habitantes de São Gião, que se enterravam nesta capela.