Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora da Guia

Capela de Nossa Senhora da Guia

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Guia encontra-se localizado na freguesia de Cambres no municipio de Lamego e no distrito de Viseu.

Arquitectura religiosa, vernácula e barroca. Capela de planta longitudinal simples, com fachada principal em empena truncada por sineira e rasgada por portal em arco de volta perfeita. Fachadas com cunhais simples e remates em cornija, sendo as laterais rasgadas por fenestrações junto à zona do altar-mor e, na direita, porta travessa. Cobertura interna de dois panos em betão e retábulo-mor de talha dourada do estilo nacional, composto por três nichos divididos por dois pares de colunas pseudo-salomónicas com pâmpanos.

Planta longitudinal simples e regular, com coincidência entre o exterior e interior, de volume simples e disposição horizontalista, com cobertura de telhado homogéneo a duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, excepto a principal, em cantaria aparente com aparelho isódomo, percorridas por embasamento de cantaria e remate em cornija. Fachada principal voltada a NO. com degraus de acesso a portal de arco em volta perfeita, moldurado pelas aduelas do mesmo. Empena truncada por pequena sineira de arco abatido, encimada por cruz e remate em cornija. Fachada NE. com fenestração rectangular a iluminar a zona do altar-mor e a SO. com fenestração também rectangular, confrontante à anterior e porta de verga recta com acesso por dois degraus e alta plataforma. Fachada posterior cega com remate em empena. INTERIOR com paredes revestidas a azulejo padrão, com cobertura de betão em dois panos, assente em friso e com tirantes de metal; pavimento lajeado, de madeira junto ao altar-mor. É percorrido pelas cruzes da Via Sacra. Retábulo-mor de planta recta e três eixos formados por nicho central de arco a pleno centro, ladeado por dois nichos rectangulares, todos de fundo policromado, com ramos que se entrelaçam, divididos por dois pares de colunas pseudo-salomónicas, decoradas com pâmpanos, as centrais prolongadas em arquivolta, enquadrada por estrutura rectilínea, formando o ático. Um friso traça lateralmente e superiormente o conjunto; motivos serpentiformes percorrem os perfis internos do nicho central e dos painéis. Assenta em banco, revestido a azulejo padrão. Duas mísulas em talha, apoiadas no muro, lateralizam o altar-mor.

Materiais

Granito na estrutura (rebocado), com fachada principal em aparelho isódomo, sineira, pavimento; madeira nas portas, retábulo-mor, móveis de apoio e imaginária; betão na cobertura e cornijas; cobertura em telha de aba e canudo; metal nas grades que protegem as janelas e nos tirantes da cobertura interna; bronze no sino; azulejo industrial de padrão no interior

Observações