Arquitectura religiosa, barroca. Convento feminino de planta composta por antiga igreja longitudinal, com entrada transversal, e antigas dependência conventuais, constituídas por claustro desenvolvido a E., e restantes dependências, a N., em torno de dois pátios interiores, em eixo, um mais pequeno e outro maior. Apesar das profundas transformações ainda são perceptíveis os espaços religiosos originais, nomeadamente, o coro, a nave única, a capela-mor, a sacristia colocada lateralmente à última, do lado do Evangelho, os corredores de circulação entre a nave e a galeria do claustro, e a portaria, desenvolvida no seguimento do coro. Fachada principal com pano das dependências conventuais ricamente decorado, ritmado por pilastras sobrepostas com composições exuberantes em torno dos vãos, composta por volutas, acantos, aletas, cordões de pingentes, anjos, etc. Claustro com decoração sóbria, composto por arcaria plena, no primeiro piso e colunata toscana, no segundo. No centro da quadra surge chafariz maneirista com tanque quadrilobado e obelisco central, com bicas carrancas na base.
Planta composta por antiga igreja longitudinal, com entrada transversal, e antigas dependência conventuais, constituídas por claustro desenvolvido a E., e restantes dependências, a N., em torno de dois pátios interiores, em eixo, um mais pequeno e outro maior. Apesar das profundas transformações ainda são perceptíveis os espaços religiosos originais, nomeadamente, o coro, a nave única, a capela-mor, a sacristia colocada lateralmente à última, do lado do Evangelho, os corredores de circulação entre a nave e a galeria do claustro, e a portaria, desenvolvida no seguimento do coro. Volumes articulados e escalonados de dominante horizontal com coberturas diferenciadas em telhados de duas, três e quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de banco, excepto a lateral N., com a alvenaria de granito à vista, e os panos E. e S. do pátio grande com a alvenaria pintada também a branco, mas sem reboco. Remates em cornija sob beiral e unicamente em beiral. Fachada principal virada a O., composta por dois panos, o do extremo direito correspondendo à antiga nave, e o outro, subdividido em três, ao coro e portaria, numa composição destacada e uniforme. Pano da antiga nave, mais baixo, rasgado por portal de acesso à primitiva igreja, enquadrado por pilastras jónicas sobrepujadas por pináculos, rematado por frontão curvo, interrompido por pináculo e janelão em arco abatido, com remate em cornija encimada por pináculos e cruz partida. O outro pano, mais alto e longo, apresenta dois registos, embasamento e subdivisão em outros três panos, por pilastras sobrepostas, nos extremos coroadas por altos pináculos coroados por elemento fitomórfico. Pano central com cornija de separação de registos possuindo no eixo, portal que conduz ao pátio pequeno, em arco abatido, com pedra de armas da Ordem, no fecho, enquadrado por pilastras com querubim e modilhão, que suporta acrotério com guerreiros, com composição de cabeças humanas e conchas, junto dos seus pés, a enquadrar grande edícula com imagem pétrea de Santa Clara, ladeada por pilastras cariátides, de ordem jónica encimadas por anjos que suportam o remate em cornija destacada nos extremos. Abaixo desta surge cartela volutada com data de 1741 segurada por anjos. A ladear esta monumental composição do portal encontram-se, no primeiro registo, duas pequenas edículas, com parapeito decorado por volutas e suportado por modilhões, com remate em cornija encimada por frontão volutado com concha no vértice. A encimar estas edículas, já no segundo registo, interrompendo a cornija de separação, encontram-se dois painéis relevados e emoldurados com figura religiosa e cabeças, que se unem às sacadas das janelas, em arco pleno, com bandeira, ladeadas por aletas e cordão de pingentes que caem das mísulas que suportam frontões triangulares com decoração de cordas, no remate. Fachada lateral N. com três registos, rasgados por vãos de verga recta, o primeiro com três portas e onze janelas e os superiores com janelas com bandeiras, sendo as do segundo registo ladeadas por janelas jacentes. Fachada lateral S. e posterior O. com fenestração regular composta por vãos de verga recta. Pátio pequeno com fachadas de dois registos, rasgadas regularmente por portas e janelas de peitoril e sacada. Na fachada voltada a E. abre-se arco pleno de comunicação com o exterior. Pátio grande com fachadas abertas por fenestração de verga recta, de dois e três registos, sendo que neste último caso o primeiro registo é feito por arcaria plena toscana. CLAUSTRO de dois registos, sendo o primeiro aberto por arcaria plena, sobre colunas toscanas e o segundo por colunata, também toscana. Na galeria inferior com pavimento em laje de granito e portas de verga recta, rematadas por entablamento com inscrição. Galeria superior com pavimento em soalho e tecto de masseira com caixotões, de madeira. Quadra com canteiros geométricos relvados, rodeados de buxo que enquadram chafariz central de tanque quadrilobado onde se eleva, ao centro, base prismática com bicas carrancas em cada uma das faces, com a data de 1632, sobrepujada por obelisco coroado por esfera armilar de ferro. INTERIOR com escadas de madeira para comunicação entre os pisos, com corredores de acesso aos diversos compartimentos repartidos por salas de trabalho e de reuniões, gabinetes, salão nobre, armazéns, arquivo, bar e casas de banho. Uma das salas de trabalho, do primeiro piso, situada no refeitório do antigo convento, conserva um púlpito de base circular, com guarda plena, escada e corrimão de pedra, inscrito em meio arco pleno.
Materiais
Estrutura, embasamento, cunhais, pilastras, cornijas, molduras dos vãos, elementos decorativos, arcaria, colunata e chafariz do claustro, em granito; portas, janelas, escadas, pavimentos e tectos, de madeira; sacadas das janelas, de ferro forjado; cobertura exterior de telha cerâmica de aba e canudo.
Observações
Parte da talha que pertenceu ao convento e algumas das suas imagens encontram-se, hoje, no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães.