Arquitectura de infraestrutura, neoclássica. Fonte de espaldar, com bicas florais, enquadrada por pilastras e decoração de urnas no remate. Posteriormente surge lavadouro público com extenso tanque em granito e cobertura em estrutura de ferro.
Fonte de espaldar rectangular, em granito, com lavadouro separado, desenvolvido posteriormente, no sentido SO. / NE. O espaldar é enquadrado por pilastras sobrepostas toscanas, com duas bicas em forma de florão e remate em entablamento, encimado por pequeno espaldar recortado ladeado por pequenas urnas e ao centro outra urna, de maiores dimensões. Tanque recortado e estreito. O lavadouro apresenta comprido tanque em granito, com água encanada, ao centro, coberto por chapa de zinco, a duas águas, sobre estrutura de ferro, suportada por muro em alvenaria de granito, do lado esquerdo e pilaretes, sobre plintos de granito, do lado direito. Deste lado corre passeio calcetado, que separa o lavadouro do ribeiro, que passa por debaixo da fonte e é enquadrado por guias de granito, com divisão central de água e pontão de granito.
Materiais
Espaldar, elementos decorativos, tanques, plintos dos pilaretes de suporte da cobertura do lavadouro, guias e pontão, em granito; estrutura da cobertura do lavadouro em ferro; cobertura do lavadouro em chapa de zinco.
Observações