Casa nobre rococó, de planta rectangular, com fachada principal percorrida por embasamento de cantaria, pilastras nos cunhais, três pisos, o piso nobre terminada em duplo cornija recortada, alteado no eixo central e o último piso termina em friso e cornija, sendo rasgada regularmente por vãos sobrepostos, portal, janelas de peitoril e janelas de sacada, com molduras graníticas recortadas; o eixo central com portal de verga recortada, sobreposto por janela de sacada, encimada espaldar recortado por cornija volutada e brasão de família. As janelas do piso térreo têm verga recortada encimada por espaldar e cornija; as do piso nobre são encimadas por frontão interrompido semicircular com fragmentos de cornija curva; as do último piso, são de verga recta. No interior, a casa apresenta vestíbulo com escada de tiro de acesso ao piso nobre, é interiormente iluminada pelos vãos laterais e axial. Constitui um exemplo paradigmático do novo tipo de casa-nobre urbana, implantado em lote de pequena dimensão com desenvolvimento em altura, em que se destacando o frontispício profusamente decorado, numa linguagem rocaille.
Planta rectangular com cobertura de duas águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de cantaria, com pilastras toscanas nos cunhais, de três pisos, terminada em friso e cornija. Fachada principal virada a N., rasgada por vãos sobrepostos, com molduras graníticas que se moldam aos recortes. Piso térreo rasgado por portal, de verga abatida, recortada, com orelhas, e encimada centralmente por elementos fitomórficos, terminado em cornija contracurvada, é ladeado por quatro janelas de peitoril, decoradas com concheado na parte superior da moldura. No piso intermédio, sobrepõem-se cinco janelas de sacada, suspensas por mísulas volutadas, com guarda em ferro forjado, e remates diferentes, sendo a central mais proeminente, e encimada por dupla cornija recortada, ornada com elementos fitomórficos que enquadram brasão de família, as que ladeiam o portal são encimadas por frontão curvo interrompido decorada com fragmentos de cornija e concheados, as duas janelas das extremidades, apresentam frontão contracurvado, alteado, decorado centralmente por concheado, o piso termina com dupla cornija contracurvada, alteada ao centro. O piso superior, é rasgado por quatro janelas que se adaptam ao alteamento central da cornija, por isso, as dos extremos têm maior dimensão, e as centrais mais pequenas, são janelas de sacada com guarda em ferro fundido. Fachada posterior de quatros pisos, rasgada por vãos de verga recta. INTERIOR com acesso para um grande vestíbulo, com pavimento em lajeado granítico, no qual surge adossado à parede do lado direito, uma escada de cantaria com coluna de arranque volutada, de acesso ao salão nobre com tecto de estuque decorado com motivos geométricos.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada de branco; embasamento, frisos, cornijas, molduras dos vãos, brasão e outros elementos em cantaria de granito; pavimento em lajes de granito e em soalho; vidros simples; grades e guardas em ferro forjado; portas e caixilharia de madeira pintada; algerozes metálicos; cobertura de telha.
Observações