Casa nobre de planta em U irregular. Bom exemplar da casa nobre seiscentista / setecentista portuguesa, cujo interior apresenta ainda um coerente programa de decoração aplicada à arquitectura.
De planta rectangular, o edifício apresenta volumetria paralelepipédica, sendo a cobertura efectuada por telhados a 4 águas, perfuradas por trapeiras a O. e a S..Com os muros em reboco pintado e cunhais e soco em cantaria, o edifício exibe 4 pisos (um deles, parcialmente enterrado e outro, ao nível da cobertura), marcados pela abertura de vãos, predominantemente, de verga recta com emolduramento simples de cantaria, a ritmo regular. Reconhece-se alçado principal a S., composto por 3 corpos separados por pilastras de cantaria, dos quais se demarca o axial, mais extenso. Este apresenta piso térreo rasgado por 3 portas de verga curva delimitadas por mourões e alternadas com 2 janelas de peito rectangulares com gradeamento em ferro fundido. Os 5 vãos são encimados, ao nível do andar nobre, por janelas de sacada individualmente servidas por varandins com base em cantaria e guarda em ferro forjado, acima das quais se observam janelas de peito, coincidentes com o 2º andar. Os 2 corpos extremos, idênticos, exibem cada um, pano de muro animado pela sucessão de 2 janelas de peito intercaladas com 1 janela de sacada, análogas às do corpo central. O alçado é superiormente rematado por cornija articulada com beiral, acima da qual se observam 3 janelas trapeiras (2 delas articuladas com chaminés de secção quadrada). Dado o declive do terreno em que se encontra implantado, reconhece-se alçado lateral O., com piso térreo parcialmente enterrado e superfície murária animada por fenestrações de peito. Destaca-se o cunhal SO., com o ângulo parcialmente em chanfro reentrante articulado com pedra de armas da família (*1).
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, vidro, azulejos (séc. 18)
Observações
*1 - "Palácio Palha (conjunto), também denominado Palácio Van-Zeller ou Palácio Pancas, constituído pelo corpo nascente, pelo corpo Poente e respectivos jardins, na Rua de Santa Apolónia, 12 a 24, na Rua do Recolhimento de Lázaro Leitão, 1, na Calçada dos Barbadinhos, 2 a 4, e na Rua do Alviela".