Casa abastada seiscentista de três pisos, o inferior composto por lojas, sendo os demais destinados a residência, o andar nobre marcado por janelas de sacada. Após o terramoto, foi transformado em prédio de rendimento integrado nos planos de reconstrução da zona da Baixa, com estabelecimentos comerciais no piso térreo e com dois pisos de habitação. As fachadas seguem o esquema de uniformidade e simplificação arquitetónica, rasgadas regulamente por janelas de sacada, e as restantes de peitoril, todas com molduras de cantaria.
Planta rectangular simples com cobertura homogénea em terraço, pavimentado a tijoleira. As fachadas evoluem em três pisos, em alvenaria rebocada e pintada de rosa, rasgadas por vãos retilíneos, exceto nos de maiores dimensões do piso inferior, em arcos abatidos, todas elas emolduradas a cantaria; o primeiro piso separa-se do intermédio por largo friso de cantaria. Fachada principal virada a S., rematada em platibanda plena e saliente, com o cunhal direito em cantaria de calcário, ritmada por tubos de queda de águas pluviais, o inferior rasgado por oito vãos, alternadamente em arcos abatidos e retilíneos, dois deles correspondentes a janelas. O piso intermédio, definido por largo friso de cantaria, é rasgado por sete janelas de sacada pouco saliente com guardas metálicas, pintadas de verde, para onde abrem portas-janelas, surgindo, no extremo esquerdo, uma janela de peitoril. No piso superior, oito janelas retilíneas, rematadas em cornijas. Fachada lateral esquerda adossada. A fachada lateral direita adapta-se ao declive do terreno, rematada em cornija e platibanda em ferro forjado, tendo, no piso inferior, três janelas protegidas de grades, surgindo, no intermédio, três janelas de sacada, semelhantes às da fachada principal, e três janelas de peitoril, rematadas em cornijas e com guarda de peito metálica. O INTERIOR do Hostel possui quartos privados e partilhados, num total de 50 camas, uma cozinha, sala de jantar e zona de convívio. Algumas dependências possuem vestígios de azulejo de padrão.
Materiais
Paredes estruturais em alvenaria de pedra, rebocadas com argamassa de cal e areia; cunhal, friso e molduras dos vãos em cantaria calcária; portas, caixilharias, pavimentos e escadas de madeira; janelas com vidros simples; guardas das sacadas em ferro; silhares em azulejo; pavimentos em soalho; cobertura exterior em ladrilho cerâmico.
Observações
EM ESTUDO.