Casa abastada barroca, de planta rectangular, com fachada de 3 pisos, de fenestração regular, com andar nobre no piso intermédio, com janelas encimadas por cornija, varandas de sacada e grade de barriga, andar de serviços no piso superior e torre central.
Planta composta por edifício principal rectangular, com o corpo N. a prolongar-se por edifícios de serviços para E. e com logradouros cobertos por telheiro; volumes articulados e escalonados e coberturas de telha de canudo de 4 e 3 águas com beirais triplos na fachada sobre a rua, duplos e simples nas posteriores, e fachadas exteriores cegas e de empena. Fachada principal virada a E., de 3 pisos, com mais 2 na torre, tendo no térreo embasamento pintado a vermelho escuro e 5 portas de molduras de cantaria de verga recta simples, sendo a S., em alvenaria pintada a cinza claro, e a central, de acesso aos andares, mais elaborada, com filete exterior relevado e marcação da verga; portadas de madeira almofadadas pintada de castanho escuro, com postigos envidraçados e gradeados pintados a prateado. Piso intermédio nobre com 5 janelas de sacada transformadas em guilhotina, com molduras de cantaria pintadas a vermelho, varanda com grade de barriga em ferro e rematadas por verga muito alta e cornija. Andar superior de serviços com idênticas janelas de molduras rectas, restando nas 2 janelas S. os tapa-sóis de madeira fasquiada pintados a verde escuro. Lateralmente possui gárgulas quadrangulares de cantaria com tubos de algeroz a delimitarem a fachada. Torre central ao nível da fachada com uma janela nos pisos intermédios e 2 janelas geminadas no superior e mais 2 nas fachadas S. e N., nesta com suportes de cantaria para mastro, que já não existe. Fachada ao pátio com ampla escadaria de ferro a S. de acesso ao antigo andar nobre e área da torre revestida a gaiola de madeira envidraçada de 3 panos. INTERIOR com acesso por átrio com pavimento em mármore, paredes marmoreadas e escada de 2 lanços com balaustrada de ferro fundido pintado a prataeado, que continua na varanda superior sobre a mesma; tectos com apontamentos de estuque, que se repetem em algumas das salas do andar nobre, sendo o salão nobre coberto por tecto em caixotão oitavado sobre pendentes, sendo outras cobertas a chapas de ferro pintadas de branco a imitarem estuque. As escadas desenvolvem-se no lado N. da torre, levando ao afastamento da fenestração para S. Acesso ao pátio interior pela porta ao meio do corpo S., com portadas de ferro pintadas de verde, envidraçadas e com as almofadas inferiores decoradas com espingardas cruzadas; pavimento de calhau rolado e escada de mármore de acesso ao piso nobre. Edifícios posteriores de 2 pisos, tendo no primeiro arcada de cantaria e o segundo fechado, com portas e janelas gradeadas com molduras de cantaria vermelha de Cabo Girão.
Materiais
Cantaria rígida regional aparente e pintada, alvenaria de cantaria regional rebocada, madeira ( carvalho, casquinha e outras ), azulejos, ferro, vidro, amarrações mistas de tirantes de madeira e de ferro e telha de meio canudo.
Observações