Palacete ecléctico. Afinidades com a vizinha Vivenda Malvina ( v. PT031105040040); azulejos e ferros forjados de feição Arte Nova (guarnecendo alguns dos vãos, designadamente aquele que, em arco de volta perfeita, se abre na fachada principal).
De planta longitudinal composta pela articulação de 3 rectângulos, o edifício apresenta volumetria escalonada, sendo a cobertura efectuada por telhados a 2, 3 e 4 águas. De 3 pisos (um deles parcialmente enterrado), o edifício exibe superfície murária inferiormente revestida com silhar de cantaria de aparelho ciclópico e restante pano em reboco pintado animado pela aplicação de frisos decorativos azulejares de temática vegetalista e figurativa - representação de cabeça feminina (de tratamento plástico Arte Nova) - especialmente concentrados ao nível do remate. Com abertura de vãos a ritmo regular, apresenta alçado principal a E., composto por 2 corpos - do qual se demarca o corpo a N., destacado em planta - que se articulam entre si através de alpendre, que assinala a entrada principal, esta, em posição dominante e com acesso através de escadaria desenvolvida contiguamente ao corpo a S. (também coberta pelo alpendre, e de planta em L, delimitada por guarda em muro e colunelos de capitéis com volutas). Distingue-se corpo a N. vazado a eixo por amplas janelas que assinalam o 1º 2º pisos, ambas de peito com guarda em ferro fundido de temática filiforme, e remates diferenciados, reconhecendo-se a do 1º andar em verga recta recortada e a do 2º, de verga curva, acentuada por emolduramento superior em cantaria a sugerir arquivolta ritmada por consolas a si adossadas. Na continuidade desta janela, o corpo é superiormente rematado por pano de muro curvo, acentuado por cornija destacada precedida de friso azulejar e encimada por empena escalonada. No corpo a S., observa-se, 1º e 2º andares animados pela abertura de vãos de verga recta apenas com emolduramento simples de cantaria ao nível do remate superior, registando-se no 1ºpiso, janela de peito a ladear a porta principal, amabas encimadas por janelas de peito destacado articuladas ao nível da verga com friso azulejar. (*1). INTERIOR: os compartimentos, de planta rectangular, distribuem-se lateralmente a um corredor longitudinal (E. - O.). A N., escada de acesso ao andar superior, desenvolvida em 4 lanços rectos com patamares intermédios (*2).
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, estuque, ferro forjado, madeira, azulejos
Observações
* 1 - ainda no extremo S., reconhece-se a presença de um 3º corpo, de apenas 1 piso e com remate de platibanda em muro articulada com guarda metálica (este será contudo, e segundo o projecto original, de execução posterior); * 2 : aguarda-se autorização para visita do interior (e realização da respectiva descrição mais detalhada)