Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Villa Albatroz

Villa Albatroz

O ponto de interesse Villa Albatroz encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cascais e Estoril no municipio de Cascais e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, do séc. 20. Casa de planta rectangular simples e cobertura amansardada, evoluindo em dois e três pisos, possuindo, na fachada principal, um ressalto, onde se ergue uma bow-window. Possui cunhais apilastrados e remates em friso e cornija, sendo rasgada por vãos rectilíneos e em arco abatido, rematados por cornijas. As entradas secundárias encontram-se protegidas por telheiros.

Planta rectangular simples, de volume único, com cobertura homogénea amansardada, onde se rasgam vãos em arco abatido com caixilharias de guilhotina, sendo uma delas trífora, com o vão em arco abatido ladeado por dois rectilíneos; sobre a mansarda, cobertura a quatro águas. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, percorridas por soco revestido a alvenaria de calcário, com cunhais apilastrados e remates em friso e cornija; a dividir os dois pisos nobres, friso de cantaria. Fachada principal virada a O., com três panos, definidos por um ressalto central e três pisos, o inferior aproveitando o declive do terreno, criando um amplo terraço, com guarda metálica e acrotérios de alvenaria rebocada e pintada de branco. No piso inferior, totalmente revestido a alvenaria de calcário, surgem vãos rectilíneos de acesso ao hotel e com várias montras. No piso intermédio, a abrir para o terraço, duas portas e duas janelas maineladas, seccionadas por colunas toscanas, que centram uma bow-window, com colunas toscanas e vãos rectilíneos, integrada no corpo em ressalto. Esta é encimada por janela de sacada, com bacia rectangular assente em mísulas de cantaria e guarda vazada, em ferro. Para ela, abre porta-janela com moldura recortada e remate cornija em cortina. É ladeada por quatro janelas de peitoril em arco abatido e com molduras recortadas que se prolongam inferiormente, formando falsos brincos, rematadas em pequena cornija. Fachada lateral esquerda parcialmente adossada a casa de habitação e marcada por respiradouro quadrangular. Fachada lateral direita com três respiradouros jacentes no soco, possuindo porta em arco abatido com moldura recortada, sobre plintos paralelepipédicos, e remate em cornija, protegida por alpendre de madeira pintada de branco e com duas folhas de madeira pintada de verde, almofadadas e com postigos. Está ladeada por dois amplos vasos. A porta é ladeada por óculo popilobado e por janela de peitoril em arco abatido com remate em cornija e protegida por grades em papo de rola. No segundo piso, duas janelas de peitoril semelhantes à anterior. Fachada posterior com dois panos divididos por pilastra, o do lado esquerdo com porta semelhante à da fachada lateral direita, com alpendre, ladeada por quatro janelas em arco abatido, com molduras recortadas, que se prolongam inferiormente formando falsos brincos, e rematadas em cornija, protegidas por grades metálicas em papo de rola. No piso superior, quatro janelas de peitoril com modinaturas e remates semelhantes às anteriores. Possui um eixo de dois óculos circulares, com molduras simples. O pano do lado direito, tem uma sobreposição de duas janelas de peitoril, a inferior com grade em papo de rola. INTERIOR não observado.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; soco em alvenaria de calcário; cunhais, modinaturas, cornijas, frisos em cantaria de calcário; caixilharias de alumínio lacado; portas de madeira; cobertura em telha.

Observações

EM ESTUDO