Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela do Corpo Santo

Capela do Corpo Santo

O ponto de interesse Capela do Corpo Santo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira no municipio de Matosinhos e no distrito de Porto.

Arquitectura religiosa, barroca. Capela de nave única e capela-mor de planta rectangular, antecedida por galilé apoiada em dois pilares quadrangulares e seis colunas de fuste liso. Apresenta na nave, uma redoma de vidro com a legenda "Nossa Senhora da Conceição", protegendo a maquete de um barco, espécie de ex-voto, que segundo a lenda é réplica daquele em que viajavam os mesmos marinheiros em perigo, que como testemunho de agradecimento construíram a capela.

Planta rectangular composta, de nave única e capela-mor, antecedida por alpendre aberto, elevado e apoiado em dois pilares quadrangulares nos cunhais e colunas de fuste liso com capitéis simples, sobre murete. Sacristia de planta rectangular adossada a N. da capela-mor. Volumes articulados de dominante horizontal, com coberturas diferenciadas em telhados, de duas águas na nave e capela-mor e de três no alpendre e sacristia. A fachada principal, a S., em empena, antecedida por galilé, apresenta um portal de arco pleno nervurado, ladeado por pilastras rematadas por jarrões adossados. Superiormente placa de mármore com inscrição. Ao centro a sobrepujar o alpendre, um nicho envidraçado, com a imagem da Virgem. A fachada posterior é cega e as laterais apresentam uma janela no corpo da nave e uma na capela-mor na fachada O.. Nesta parede a interromper o beiral eleva-se uma pequena sineira de desenho ondulado, de arco pleno e sem sino. A voltada a N. apresenta um portal lateral de arco pleno e esquinas facetadas. No INTERIOR, nave de tecto de secção poligonal forrado a madeira envernizada, coro-alto com guarda de madeira e acesso pelo interior. Sobre o coro, ao eixo abre-se uma clarabóia. O arco cruzeiro é pleno e apresenta-se ladeado por dois enormes anjos tocheiros, barrocos e policromados sobre mísulas. Na parede do lado do Evangelho destaca-se um púlpito sobre mísula de granito, com escadaria saliente e guarda de madeira marmoreada. Do lado da Epístola, sobre supedâneo de tijoleira, numa redoma de vidro legendada "Nossa Senhora da Conceição", integra a maquete de um barco *2. Na capela-mor, retábulo-mor pintado e dourado com três nichos de fundo azul separados por colunas salomónicas, decoradas com meninos, cachos de uvas e aves. Sobre a arquitrave ao centro uma pintura sobre madeira emoldurada, representa uma cena do presépio. A sacristia, espaço alongado, com tecto em madeira pintado, apresenta um enorme arcaz e um lavabo de parede em granito, com duas caras salientes. Sobre o arcaz dois pequenos anjos tocheiros barrocos.

Materiais

Paredes exteriores de alvenaria de granito aparente no exterior e rebocadas pelo lado interior, com acabamento a areado fino; cobertura em estrutura de madeira revestida a telha de barro; tectos em madeira envernizados; revestimento de pavimentos em soalho de madeira no coro alto; revestimento de pavimentos a tijoleira na nave; revestimento de pavimentos a lajeado de granito na capela- mor, sacristia e galilé; revestimento de pavimentos a calçada à portuguesa no adro;caixilharias em madeira pintada; grades em ferro pintado.

Observações

Sabe-se que a capela exteriormente era em granito aparente, caiado. O adro já foi em terra batida. No entanto o anterior pároco, que mandou lajear o adro em calçada à portuguesa, mandou também retirar o acabamento a cal. Dizem que neste local da Ermida terá existido o primeiro farol da costa portuguesa; *1 - cujo busto é da autoria de Teixeira Lopes e o arranjo urbanístico de Marques da Silva; *2 - associada à lenda da capela, os marinheiros em perigo além de construirem a capela como agradecimento ofereceram uma nau igual aquela em que viajavam.