Arquitectura religiosa, maneirista, chã, barroca. Igreja paroquial rural. Nota erudita no tratamento das colunas do púlpito; espacialidade unificada da nave adequada às determinações catequéticas post Trento.
Planta longitudinal, composta. Volumes articulados com coberturas diferenciadas em telhado. Fachada principal virada a SE., rematada por empena angular e ladeada por torre sineira vazada por ventanas em arco redondo, com pináculos nos vértices e remate em cúpula bolbosa; um portal de verga recta e frontão quebrado, no qual se inscreve a moldura inferior do janelão superior com verga em arco segmentar. Na fachada lateral direita rasga-se portal com vão igualmente rectangular. Interior: nave única, percorrida por cimalha, tecto em madeira de 3 planos; coro alto com balaustrada em madeira assente sobre duas colunas de pedra, incorporando pias de água benta; baptistério no espaço térreo da torre sineira; porta travessa do lado direito, púlpito adossado do lado oposto, de caixa quadrada, com guardas constituídas por colunas jónicas caneladas; junto ao arco triunfal, dos 2 lados da nave, 2 edículas pouco profundas, antecedidas por arcos redondos sobre pilastras toscanas, enquadram retábulos em talha dourada, de estilo nacional; paredes da nave integralmente revestidas por azulejos polícromos seiscentistas, com vários padrões (P-401, 380 e 101, C-22 e F-39); vestígios de painéis figurativos da mesma época (na parede da Epístola a representação do Santíssimo Sacramento; santos nos frontais dos altares laterais). Arco triunfal de meio ponto sobre pilastras toscanas; capela-mor, de planta quadrada, com abóbada de cruzaria descarregando em mísulas; tecto com pintura de enrolamentos vegetalistas, setecentista; no altar, retábulo em talha dourada de estilo nacional, com tribuna com a estátua setecentista da padroeira coroada por 2 anjos esvoaçantes; o sacrário repete as colunas torsas dos arcos do retábulo; a pintura da abóbada da capela-mor repete-se na abóbada e luneta da tribuna do retábulo.
Materiais
Estrutura em alvenaria de pedra rebocada e caiada, cantaria em molduras, arcos, colunas e pilastras, cobertura em telha cerâmica, caixilharia e portas em madeira.
Observações
*1 - o escritor residia próximo da povoação, em Vale de Lobos.