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Museu Nacional do Traje

Museu Nacional do Traje

O ponto de interesse Museu Nacional do Traje encontra-se localizado na freguesia de Lumiar no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura residencial, pombalina e neoclássica. Palácio setecentista de planta trapezoidal irregular, com duas alas em L, integrando no todo de uma delas, capela longitudinal composta por nave e capela-mor, e formando três pátios interiores, de diferentes dimensões. Fachadas de dois pisos, separados por friso, com cunhais e panos definidos por pilastras em silharia fendida, terminadas em cornija e beirado simples, e coberturas em mansarda com águas-furtadas, tipicamente pombalinas. A fachada principal, precedida por terreiro, fechado por alto muro, apresenta linguagem neoclássica, com cinco panos, rasgando-se no primeiro três arcos abatidos com aduelas em cunha, formando átrio central, encimadas por janelas de sacada, de perfil abatido, molduras recortadas e almofadadas, sobrepujadas por cornija e com guarda de ferro, e, nos extremos, portal abatido, em silharia fendida encimada por janela de peitoril de igual moldura e pano de peitoril almofadado. A fachada lateral esquerda, virada à rua, é de estilo pombalino, com corpo principal de três panos, o central rasgado por janelas de peitoril de molduras recortadas, encimadas por duas de sacada comum ladeadas por outras de peitoril, com molduras recortadas e fecho saliente, e os laterais por portal de moldura recortada e cornija encimada por janela de peitoril idêntica, mas com cornija e pano de peitoril de cantaria. No topo da fachada, a capela, destaca-se, terminando em frontão triangular, tendo portal de verga recta e moldura recortada encimada por cornija e janela de sacada igual às do pano central. A partir do portal de verga recta com pingentes, friso e cornija do átrio, acede-se ao interior, com vestíbulo, tendo lateralmente portas de distribuição para as divisões de complexa articulação e, frontalmente, escada de acesso ao andar nobre, em mármore, de quatro lanços rectos e arranque volutado. As salas apresentam nas paredes silhares de azulejos pombalinos, de padrão fitomórfico policromo ou de composição figurativa, com cenas galantes, pastoris e profanas, pinturas murais neoclássicas, ao gosto D. Maria I e estilo naturalista ao gosto de Pillement, e com chinoiseries, mostrando afinidades com as pinturas murais da Quinta da Francelha de Cima (v. PT031107230018) e da Quinta Alegre (v. PT031106130070) e ainda as da Casa Nobre da R. de Avis, nº 41 - 47, em Évora (v. PT040705070103); tectos octogonais, o do salão nobre com larga sanca, com estuques trabalhados e pintados tardo-barrocos. Capela decorada ao gosto pombalino, com paredes em marmoreados fingidos formando apainelados, silhares de padrão fitomórfico, e tectos em falsa abóbada com estuques, tendo coro-alto em cantaria, prolongado por galeria ao longo da capela, criando tribunas laterais, em arco abatido sobre pilastras e guarda vazada, e retábulo-mor pombalino, de planta recta e três eixos.

Planta trapezoidal irregular, com duas alas bem definidas em L, a E. e a S., integrando esta última, a O., virada à estrada, capela longitudinal e formando dois pátios interiores, um deles maior. Massa de predominância horizontal, com volumes diferenciados e cobertura em telhados de duas, três e quatro águas, em telha de canudo, com mansardas revestidas a telha e integrando águas-furtadas quadrangulares, com telhados de três águas e caixilharia de guilhotina. Fachadas de dois pisos, em alvenaria rebocada e pintada a "rosa pompadour", separados por friso em cantaria, terminadas em friso e cornija sobreposta por beirado simples, cunhais e panos ritmados por pilastras em silharia fendida, e rasgadas regularmente por vãos rectilíneos moldurados a cantaria e com caixilharia de guilhotina e portas de uma ou duas folha, em madeira pintada de verde, por vezes integrando bandeira. Fachada principal, virada a E., para o pátio principal, de cinco panos, definidos por pilastras em silharia fendida, abrindo-se, no primeiro piso, três arcos abatidos centrais, em silharia fendida e aduelas em cunha, formando átrio, e lateralmente dois portais igualmente abatidos e em silharia fendida, lateralmente recortadas e com voluta no fecho, com portas de duas folhas e bandeira, em madeira pintada de verde. No segundo piso, sobre os arcos do átrio, rasgam-se três janelas de sacada, de verga abatida, com molduras lateralmente recortadas e encimadas por cornija, com portas de duas folhas e bandeiras recortadas envidraçadas, e guarda em ferro forjado, com decoração fitomórfica, coroada nos cantos por pinhas; nos panos laterais, abrem-se janelas de peitoril de igual modinatura e pano de peitoril em cantaria. Ao cunhal direito, adossam-se recuados dois outros panos, separados por pilastra toscana de massa, pintada de branco, semi-encobertos pelo muro que intercepta a fachada, rasgando-se no primeiro piso arco abatido, sobre pilares de cantaria e chave saliente, de acesso ao pátio maior interior, e janela de peitoril, moldurada e gradeada em ferro forjado, e, no segundo piso, duas janelas de peitoril, com caixilharia de guilhotina, a esquerda com moldura ladeada por pingentes e com chave revelada e a da direita simples. Perpendicularmente a esta, desenvolve-se fachada de dois panos, definidos pela diferença de alturas do pé-direito, o esquerdo rasgado por portal de verga recta e moldura simples, sobrepujado ao nível do segundo piso, por janela de peitoril, simples, e o da direita rasgado no primeiro piso, por dois portais, um com moldura boleada, e janela central, com moldura simples, e no segundo, por óculo circular, com dupla moldura, e duas janelas de peitoril. Estas fachadas formam pátio com calçada à portuguesa. Fachada lateral S. de dois pisos e seis panos, separados por pilastras em silharia fendida, sendo o primeiro pano cego; os três seguintes, apresentam ritmo de vãos simétrico, rasgando-se no, central, mais largo, ao nível do primeiro piso, seis janelas de peitoril, com molduras de pingentes laterais, fecho relevado, gradeadas a ferro forjado, de decoração fitomórfica, tendo as duas centrais molduras prolongadas e pano de peitoril almofadado; ao nível do segundo piso, sobrepujam-nas duas janelas de sacada comum, central, com molduras superiormente mais largas e colchetes no fecho, e guarda em ferro forjado, com elementos fitomórficos simétricos, ladeadas por duas janelas de peitoril, de molduras semelhantes, formando inferiormente falsos brincos rectos. Os panos laterais são rasgados por portal de verga recta, com moldura de pingentes laterais e encimada por cornija, com portadas em madeira de almofadas, e bandeira envidraçada, sobrepujado por janela de peitoril, com moldura igual às de sacada, mas encimada por cornija e tendo inferiormente pano de peitoril almofadado. Sobre a cobertura, surgem duas chaminés cilíndricas, remate piramidal, assentes em plintos quadrangulares. Os últimos dois panos do lado esquerdo, recuam relativamente aos anteriores, rasgando-se no primeiro, em cada um dos pisos, pequena janela gradeada, de molduras simples. O último pano, corresponde à fachada principal da capela, terminando em frontão triângular, coroado nos ângulos por fogaréus, a meio do lado esquerdo por sineira, e ao centro por cruz latina em ferro, sobre plinto paralelepipédico em cantaria; é rasgada por portal de verga recta e moldura superiormente recortada, com pingente, encimada por cartela vazia e cornija assentuada, com porta de duas folhas em madeira pintada de verde, sobrepujado por janela de sacada semelhante às dos outros panos; no tímpano, abre-se óculo circular. A fachada O., encontra-se encoberta pela densa vegetação e a lateral N. quase totalmente oculta pelo restaurante. O átrio, calcetado com seixos rolados brancos e negros formando padrões geométricos, tem as fachadas pintadas de branco, com embasamento em cantaria, frontalmente de três panos divididos por pilastras toscanas, assentes em plintos quadrangulares, rasgando-se no central, portal de verga recta, com moldura ladeada por pingentes e encimada por duplo friso e cornija recta, com porta de duas folhas, em madeira pintada de verde e ferragens em ferro forjado recortado; e nos laterais, duas portas, com molduras superior e lateralmente recortadas, com portas de duas folhas e bandeira, de madeira pintadas de verde; nas paredes laterais rasga-se portal, igual aos anteriores e ao embasamento encostam-se bancos corrido, sobre mísulas, em cantaria, formando L. Tecto pintado de branco, adornado ao centro, por pedra de armas dos 2ºs Duques de Palmela. INTERIOR de complexa articulação de compartimentos, sobretudo no primeiro piso, com paredes rebocadas e pintadas, pavimento em cantaria, mosaico, tijoleira e em soalho, e tectos em alvenaria rebocada e pintada, com ligação entre os três pisos através de escadas, tendo um total de doze escadas de serviço, duas destas em caracol, localizadas sobretudo nas zonas de arrecadação, da reserva e da capela. O portal principal dá acesso ao vestíbulo, pavimentado a mármore e com cobertura em falsa abóbada de aresta, a partir do qual se desenvolve a escadaria principal, de arranque volutado, e de quatro lanços rectos, em mármore branco e vermelho no corredor e no corrimão, com a parede apresentando silhar de cantaria almofadada. Lateralmente o vestíbulo dá acesso à recepção, à direita, por porta de verga abatida, de quatro folhas e bandeira, espelhadas, e, à esquerda a corredor de distribuição, antecedido por porta igual. O corredor dá acesso a várias salas, formando-se dois espaços distintos, um quase sem aberturas, de pequenos espaços que se comunicam de forma contínua e labiríntica; e o outro, de espaços amplos com vista sobre o Lg. de São João Baptista e para o Parque. Este último conjunto de salas, expostas ao longo da fachada S. e O. formam um percurso interior, em L e apresentam silhares de azulejo de padronagem policroma, à excepção da primeira sala, pertencente à acção educativa, com azulejos monocromos, a azul sobre fundo branco, com açafates; as salas que se encontram a O. apresentam para além dos silhares de azulejos, estuques decorativos e duas destas lareiras, sendo uma em mármore, formando cornija contracurvada, com peça decorativa em ferro forjado no interior. Uma das salas apresenta duas estantes embutidas, nas paredes laterais, sendo uma destas, uma porta disfarçada, de acesso ao corredor, e a última sala do lado S. contém uma estante fixa à parede frontal, que cobre toda a parede. Ao longo do corredor surgem duas casas de banho, com silhares de azulejos brancos e friso geométrico a azul, e pavimento em tijoleira. A meio do corredor, surge um outro, de acesso à biblioteca, zona de fotocópias e antigas cozinhas, pavimentados a cantaria e em mármore na biblioteca. Na zona das antigas cozinhas surgem duas chaminés em ângulo, em arco de asa de cesto, revestidos a azulejo monocromo, e porta de acesso ao pátio interior grande. Na caixa da escadaria principal, no segundo piso, rasgam-se seis janelas de peitoril, três na parede O. e outras três a N., com molduras superiormente recortadas e tendo lateral e inferiormente pingentes, em mármore creme e friso dourado, sendo as primeiras três falsas e espelhadas; o tecto é pintado a azul e creme, com trabalho decorativo em estuque natural. As escadas conduzem a hall, com pavimento em mármore formando xadrez, rosa e creme, com paredes pintadas em tons claros, com moldura em pinturas murais, com silhares de azulejos policromos de dois módulos e barra inferior a roxo maganés, e com pinturas murais ao centro do tecto. Este espaço dá acesso a cinco salas, um corredor e umas escadas em caracol de acesso ao terceiro piso. O corredor, apresentando uma cota mais baixa que os restantes espaços, tem paredes e tecto em contraplacado pintado de branco e pavimento revestido a alcatifa, e serve para exposições temporárias; dá acesso a salas inter-comunicantes, usadas para apresentação de slides show, apresentações powerpoint, etc, com contraplacados pintados a castanho e amarelo e pavimento também revestido a alcatifa, com acesso à tribuna da capela. As salas acedidas pelo hall, interligam-se dando a um total de sete salas, dispostas a E. e a S., formando um L, que acolhem a exposição permanente, à excepção de duas, onde ficam os escritórios. Todas as salas apresentam pavimento revestido a soalho de madeira; o antigo salão nobre, a E., tem tecto abobadado, lareira em mármore semelhante à do primeiro piso, e uma outra sala tem também lareira, em mármore, de linhas mais rectas. Em termos decorativos, as sete salas têm tectos com estuque decorativo, três salas têm painéis de azulejos com composições figurativas e um variado número de compartimentos têm azulejos de padronagem. Quatro salas apresentam pinturas murais tendo ainda num compartimento, quatro cantoneiras com portas pintadas e um outro com quadros a óleo nas bandeiras fixas das portas e janelas. De acesso exterior, pelo pátio pequeno junto à fachada principal, fica a sala dos teares, antiga cocheira, ampla, pavimentado a tijoleira, tendo longitudinalmente a meio, duas fileiras de pilares, superiormente unidos pelo vigamento, subdividindo o espaço em três, e a percorrer as paredes laterais, surgem as manjedouras, em cantaria, com várias argolas de ferro apenas interrompidas pelos vãos laterais de acesso ao jardim. CAPELA de planta longitudinal, composta de nave única e capela-mor, mas de volume único, no extremo O. do edifício. INTERIOR com paredes percorridas por silhar de azulejos de padrão fitomórfico policromo e pintadas a marmoreado fingido sobre estuque de cor amarela castanho, verde e rosa pompadour, formando apainelados sublinhados por fino friso de estuque branco. Coro-alto em cantaria, sobre consolas volutadas, com guarda de balaústres de secção quadrangular e acrotérios, em cantaria, com silhar de azulejos igual, pavimento em soalho e tecto em tons de rosa, amarelo e verde, estucado, com medalhão fitomórfico, ao centro, suportado por mísulas em cantaria; na parede fundeira rasga-se vão de verga recta, com moldura recortada, acedida por duas portas, de verga recta em madeira pintada a creme. O coro-alto prolonga-se no lado da Epístola por uma galeria que percorre toda a capela, criando tribunas e um percurso em L, onde as paredes são rebocadas e pintadas a branco, tendo silhar de azulejos igual e tecto em madeira pintada a creme ou em estuque decorativo, com medalhão oval fitomórfico, ao centro; esta galeria é seccionada por porta de madeira pintada a verde, tendo lateralmente uma outra de acesso à nave, e ao fundo uma para a tribuna do retábulo-mor. No sub-coro, surge guarda-vento em madeira, de duas folhas almofadadas e superiormente envidraçadas, com pilastras laterais, assentes em plintos paralelipipédicos, e rematada em friso e cornija recta coroada por pináculos; é ladeado, no lado da Epístola, por pia de água benta em mármore, em concha, e, no lado do Evangelho, por pequeno confessionário embutido, em madeira; tecto do sub-coro pintado, com medalhão fitomórfico, ao centro, em estuque. Lateralmente, rasgam-se dois vãos confrontantes, de verga recta, acedendo, o do lado da Epístola, ao coro-alto, através de escadas em caracol, de madeira, com rodapé em azulejo monocromo e friso em roxo manganês, e, o segundo, formando pequenas cartelas horizontais em azul cobalto e fundo branco. Junto ao sub-coro, dispõe-se, do lado do Evangelho, púlpito móvel em madeira, hexagonal em madeira, de faces almofadadas. Nas paredes laterais da nave, rasgam-se, superiormente, quatro tribunas, confrontantes, em arco de asa de cesto, sobre pilastras almofadadas, de moldura recortada e volutada encimada por cornija contracurvada e com guarda vazada de enrolamentos. Ângulos da nave com pilastras almofadadas e arco-triunfal de volta perfeita, sobre pilastras toscanas, ambos almofadados, de fecho relevado e encimado por palmeta. Pavimento em mármore e tecto em falsa abóbada de berço, com estuque pintado. Capela-mor rasgada lateralmente por portas de verga recta e moldura recortada, encimadas por tribunas iguais às da nave, pavimento em cantaria em tons de rosa e amarelo, formando losango e tecto em falsa abóbada de berço, pintado em tons de rosa e amarelo e com estuque decorativo, com medalhão ao centro enquadrando composição pictórica. Sobre o supedêneo acedido por dois degraus, dispõe-se o retábulo-mor, em talha de marmoreados fingidos, a tons de verde e rosa velho, e dourado, de planta recta e três eixos, o central mais alto, definidos por pilastras de fuste almofadado, assentes em plintos quadrangulares almofadados e de capitéis coríntios; ao centro, abre-se tribuna em arco de volta perfeita, com moldura de friso dourado, interiormente com pinturas murais, em tons rosa e verde, e albergando trono expositivo de cinco degraus escalonados e de ângulos facetados, à excepção do primeiro, os dois primeiros decorados com grinaldas de flores, o terceiro com aletas e os dois últimos com enrolamentos e concheados, encimado por maquineta, desnudo, superiormente formando baldaquino; nos eixos laterais rasgam-se nichos, em arco de volta perfeita e interior côncavo, com aleta no fecho, superiormente decorado com elementos vegetalistas e tendo mísula saliente, com a mesma linguagem, sustentando imaginária; ático adaptado ao perfil da cobertura, com apainelados decorados por motivos fitomórficos e, ao centro, fragmentos de frontão curvo, encimado por resplendor em talha dourada. Sobre o sotobanco moldurado, surge sacrário tipo templete, de planta circular, rematado por cúpula concheada, com símbolos da Eucaristia na porta. Altar tipo urna, em talha dourada e marmoreado fingido a verde e amarelo, com frontal moldurado, decorado por cruz de malta ao centro. Lateralmente, sob os nichos, rasgam-se portas de verga recta, de moldura superiormente recortada sustentando cornija curva com motivos fitomórficos, que se unem às mísulas dos nichos; a do lado do Evangelho dá acesso à tribuna e ao segundo piso, e a do lado da Epístola à sacristia. Esta tem paredes pintadas de amarelo e rosa e pavimento igual ao da nave, tendo em frente da porta, pia de água em concha e lavabo em mármore rosa de espaldar definido por aletas, com uma bica, rematado em friso com botão e cornija recortada e bacia, em mármore branco, de perfil igualmente recortado.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; pavimento, escadas, molduras de vãos, vasos, sineira, pináculos, friso e cornija, pilastras, gárgula, guardas e pias de água benta em calcário; pavimento em mármore; silhares de azulejos tradicional e industrial; pavimento em mosaico; pavimento em tijoleira; pavimento forrado a alcatifa; janelas, portas e guarda-vento com vidro simples; janelas e portas com espelho envelhecido; tectos, paredes, e arco triunfal com estuque pintado e trabalhado; ferro forjado e fundido; zinco; portas, caixilharia, guardas, púlpito e tectos em madeira simples e pintada, pavimento em soalho, retábulo e altar-mor em talha dourada e policroma; pavimento em tijolo; cobertura em telha.

Observações

*2 - D. Pedro José de Noronha de Albuquerque Moniz e Sousa foi gentil-homem da Câmara de D. Maria I, Tenente-General dos Exércitos, Governador das Armas da Corte e Primeiro Ministro do Governo que sucedeu a Marquês do Pombal. *3 - "(...) nas noites de festa, estabelecia-se uma fila de criados, trajando as librés solariegas e empunhando archotes acessos, desde o palácio até à estrada do Lumiar, afim de iluminarem a passagem dos convidados. Nestas festas cantavam os mais notáveis artistas de S. Carlos, que jamais se misturavam com os seus auditores, que se faziam ouvir dentro duma teia especial" (CÂNCIO, 1953). *4 - A ideia de criar este museu surgiu na sequência de uma exposição realizada no Museu Nacional de Arte Antiga sobre o traje civil em Portugal e a sua fundadora foi Natália Correia Guedes, que ambicionava ainda a criação do Museu Nacional do Teatro, do Museu da Música e da Casa do Brinquedo