Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Chafariz do Largo do Mastro

Chafariz do Largo do Mastro

O ponto de interesse Chafariz do Largo do Mastro encontra-se localizado na freguesia de Arroios no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura infraestrutural, barroca e revivalista neobarroca. Chafariz do tipo centralizado, composto por tanque circular, de perfil galbado e bordo boleado, no interior do qual surgem plintos, que sustentam uma coluna galbada, em silharia fendida e com golfinhos adossados, constituindo as bicas, sobre a qual surge um tabuleiro e um obelisco piramidal.

Chafariz em cantaria de calcário lioz, de planta circular, assente em plataforma de dois e três degraus, adaptando-se ao declive do terreno. Sobre esta, surge um tanque circular de perfil galbado e bordo boleado, tendo, ao centro, pedestal paralelepipédico, com as arestas recortadas, sobre o qual surge um dado com iguais características, mas com as faces almofadadas e remate boleado. Sobre estes, surge a coluna galbada, com os ângulos recortados, com as quatro faces em silharia fendida, tendo adossados quatro golfinhos, envolvidos por fitas e borlas, que constituem as bicas, com canos de chumbo, sob os quais se inscreve uma concha, estando sobrepujados por coroa de acantos. Sucede-se um toro, que sustenta plinto de pequenas dimensões, encimado por tabuleiro de onde arranca o obelisco, em pirâmide oitavada, estriada e com anel no terço inferior, sobrepujado por alcachofra.

Materiais

Estrutura em cantaria de calcário lioz.

Observações

*1 - Por decreto do Ministério da Cultura (dec. nº 5/2002 de 19 de Fevereiro) foi alterado o Decreto de 16 de Junho de 1910, publicado em 23 de Junho de 1910 que designava o imóvel como "Aqueduto das Águas Livres, compreendendo a Mãe de Água", passando a ter a seguinte redacção: "Aqueduto das Águas Livres, seus aferentes e correlacionados, nas freguesias de Caneças, Almargem do Bispo, Casal de Cambra, Belas, Agualva-Cacém, Queluz, no concelho de Sintra, São Brás, Mina, Brandoa, Falagueira, Reboleira, Venda Nova, Damaia, Buraca, Carnaxide, Benfica, São Domingos de Benfica, Campolide, São Sebastião da Pedreira, Santo Condestável, Prazeres, Santa Isabel, Lapa, Santos-o-Velho, São Mamede, Mercês, Santa Catarina, Encarnação e Pena, municípios de Odivelas, Sintra, Amadora, Oeiras e Lisboa, distrito de Lisboa". *2 - o tanque encontrava-se sobre plataforma circular de três a quatro degraus, vencendo o desnível do terreno; tinha, foronteiro, um tanque mais pequeno, com uma bica simples, flanqueado por muro de perfil curvo, como mostra uma imagem do Arquivo Pitoresco, vol. III, p. 56, de 1860.