Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Convento feminino de Dominicanas Irlandesas. Integra-se no pequeno conjunto de edifícios religiosos do século 17 que evidenciam uma opção pela planta centralizada coberta por cúpula. É um dos raros conventos que mantém a ordem original.
O convento organiza-se em torno do claustro, de planta quadrada, com 4 alas volumetricamente paralelepipédicas cobertas por telhados a 2 e 4 águas. No ângulo SO. implanta-se a igreja, organizada planimetricamente dentro de um octógono irregular, sendo a cobertura em telhado piramidal com contrafortes rematados por pináculos. No exterior destaca-se, no muro N., o portal com emolduramento de cantaria, verga recta e encimado por nicho em arco de volta inteira, albergando uma imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Do pátio pelo qual se acede ao interior da propriedade distingue-se o corpo E. do complexo arquitectónico, organizado em 3 andares, separados por frisos de cantaria, animados por janelas de peito e, entre 2 contrafortes de cantaria, uma porta com emolduramento calcário rusticado e sobre cuja verga recta se observa uma pedra de armas dos Condes de Atalaia. INTERIOR (Igreja): o espaço centralizado é porém marcado por um eixo longitudinal determinado pela localização da capela-mor, relativamente profunda na qual se destaca o retábulo em baldaquino suportado por 8 colunelos de jaspe matizado e, sob a abóbada de pedraria o sacrário, em prata, atribuído a Evano, sendo as pinturas a óleo sobre cobre que o decoram da autoria de Bento Coelho da Silveira (actividade 1648 - 1708), encimado por coroa real em prata (séc. 19), em substituição do Cristo crucificado que ali existia. Nos 6 panos de muro laterais rasgam-se arcos de volta inteira que abrigam, do lado do Evangelho, 3 altares em talha e, do lado da Epístola, 2 altares ladeando a porta de acesso desde o exterior. No eixo dos arcos surgem pinturas figurando santos da ordem dominicana e acima delas abrem-se vãos iluminantes. Tanto no coro-alto como no baixo, localizados no enfiamento da capela-mor e delimitados por teias (a superior, de origem e em ferro forjado, a inferior em latão, dos anos 50) na face comunicante com o corpo da igreja, observam-se cadeirais, revestimento azulejar (em silhar e frontais), pintura de cavalete e imaginária diversa. O claustro, desenvolve-se em 2 andares e com fonte ao centro da quadra.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, mármore, estuques pintados, madeira dourada e pintada, azulejos, ferro forjado.
Observações