Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Chave

Igreja Paroquial de Chave

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Chave encontra-se localizado na freguesia de Chave no municipio de Arouca e no distrito de Aveiro.

Igreja paroquial de construção setecentista, com a fachada reformada no final desse século, de planta retangular, nave única, capela-mor e sacristia adossada ao lado esquerdo; empena com corpo de curvas como aletas e remate com frontão triangular; torre sineira de três registos com coruchéu colocada ao lado esquerdo dando continuidade do 1º para o 2º registo ao entablamento da fachada principal. A janela do coro ultrapassa e é envolvida no terço superior pelo entablamento da fachada numa organização idêntica à da capela da Senhora da Saúde em Cabeçais (Fermedo). No interior, tem um arco cavado na parede de cabeceira para o retábulo-mor.

Planta retangular, composta por nave única, capela-mor e corpo rectangular de sacristia adossado do lado O., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas, aos quais se une, à direita, a E., ligeiramente recuada em relação à frontaria, torre sineira quadrangular coberta com coruchéu em pirâmide baixa rematada por esfera. Fachada principal flanqueada por pilastras, portal único de vão rectangular marcado por cantarias molduradas e rematado com friso e frontão triangular moldurado e com dentículos; janela do coro rectangular sobreposta ao portal que ultrapassa e é envolvida no terço superior pelo entablamento da fachada. Fachada com soco preto; empena iniciada por corpo de curvas, em género de aletas, revestido com azulejos de tapete industriais e rematada por frontão triangular; pináculos piramidais sobre os cunhais e no frontão de remate; cruz de trevo no vértice sobre pedestal. Torre sineira de três registos, sendo o primeiro separado do segundo por entablamento que continua o da fachada principal e o segundo do terceiro, por simples faixa de cantaria moldurada; cunhais tratados com pilastras independentes nos três registos a que se sobrepõe, no remate do último registo, forte cornija; no registo superior, um único vão de arco redondo com pedra de fecho saliente em cada face; pináculos piramidais nos ângulos. Fachadas laterais com pilastras nos ângulos, três janelas rectangulares simples de cada lado, duas na nave colocadas acima da linha média e uma na capela-mor sobre a linha média, portas travessas opostas colocadas entre as duas janelas da nave, cimalha com cornija de cantaria, completada na fachada posterior de friso, pináculos piramidais sobre os ângulos, cruz latina sobre os vértices da empena. Fachada E. com porta rectangular simples encimada por óculo oval na torre; fachada O. com corpo da sacristia exibindo uma porta rectangular simples; fachada posterior com duas janelas rectangulares simples sobrepostas. Interior com coro-alto com laje cimento armado, lambril de azulejos de tapete industriais na nave e capela-mor, púlpito do lado do Evangelho com bacia de pedra sobre mísula com decoração almofadada sem guardas; dois arcos retabulares opostos, nos flancos, com pilastras e pedra saliente no fecho; arco triunfal e arco na parede da ábside para o retábulo-mor sobre pilastras com pedra de fecho saliente. Retábulos de talha, branco, ouro e marmoreados. Pavimento de tijoleira na nave, lajes de granito na capela-mor; coberturas internas de cimento armado com caixotões.

Materiais

Granito (cantarias); telha de aba e canudo, mosaico cerâmico, azulejos, madeira (portas, caixilhos e retábulos), cimento armado (coberturas internas e coro alto), ferro.

Observações