Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Mansores

Igreja Paroquial de Mansores

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Mansores encontra-se localizado na freguesia de Mansores no municipio de Arouca e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, barroca e ecléctica. Igreja paroquial de planta longitudinal, nave única, capela-mor e sacristia adossada ao lado direito. Reforma ecléctica com nova fachada principal com vãos rectangulares de verga direita num portal de cantarias molduradas encimado por janela de coro e remate em nicho, torre sineira de dois registos com coruchéu ao lado esquerdo.

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor e corpo rectangular de sacristia adossado à direita, a S., volumetricamente distintos, com coberturas diferenciadas em telhados de 2 águas, aos quais se une, a S., também à direita, adossada à frontaria, torre sineira quadrangular coberta com coruchéu em pirâmide. Fachada principal com embasamento, flanqueada por pilastras, portal único de vão rectangular marcado por cantarias molduradas; janela do coro de sacada sobreposta ao portal, rectangular com verga recta, cornija pouco saliente e grade de ferro; remata a composição, pequeno nicho com pilastras e arco redondo com pedra de fecho saliente sobre avançamento moldurado que se liga à janela do coro por duas cantarias curvas; empena rematada com cornija em ângulo, pináculo piramidal de remate em esfera sobre o cunhal esquerdo e cruz latina no vértice sobre pedestal. Torre sineira de dois registos separados por cornija; embasamento e cunhais tratados com pilastras a que se sobrepõe, no remate do segundo registo, friso e cornija; no registo inferior, fresta rectangular; no registo superior, um único vão de arco redondo em cada face; pináculos piramidais nos ângulos. Revestimento da fachada principal e das quatro faces da torre sineira com azulejos industriais de tapete. Fachadas laterais com embasamento pintado a negro, pilastras nos ângulos, três janelas de esbarro de cada lado colocadas acima da linha média, duas na nave e uma na capela-mor, cimalha com cornija de cantaria, pináculos piramidais sobre os ângulos, cruz sobre os vértices da empena; fachada S. com escada de acesso à torre disposta longitudinalmente e com parapeito de grade de ferro, porta travessa de verga e cornija direitas, corpo da sacristia com duas portas e uma janela, rectangulares. Interior com coro-alto de madeira, lambril de azulejos de tapete industriais, púlpito do lado esquerdo com bacia de pedra sobre mísula decorada, escada de pedra e guarda simples de grade de madeira, 4 arcos retabulares, 2 laterais, nos ângulos, e enquadrando o arco triunfal, e 2 colaterais, diametralmente opostos, nos flancos, com pilastras e faces trabalhadas em almofadas; arco triunfal sobre pilastras com a face trabalhada em almofada e pedra de fecho saliente decorada com acanto. Retábulos de talha, branco e ouro. Pavimentos de madeira, coberturas internas de madeira pintada em azul, curva na capela-mor e de secção poligonal mostrando os tirantes na nave.

Materiais

Granito (cantarias); telha de aba e canudo, azulejos; madeira (portas, caixilhos, guardas, retábulos, pavimentos e coberturas internas)

Observações