Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de Nossa Senhora da Laje

Capela de Nossa Senhora da Laje

O ponto de interesse Capela de Nossa Senhora da Laje encontra-se localizado na freguesia de Urrô no municipio de Arouca e no distrito de Aveiro.

Arquitectura religiosa, barroca. Ermida barroca de planta longitudinal, nave única, capela-mor e sacristia do lado esquerdo; fachada principal com embasamento, cunhais com pilastras, cornija com enrolamentos à nascença nas empenas da nave. Coberturas internas de madeira com caixotões.

Planta longitudinal, composta por nave única, capela-mor, sacristia adossada à esquerda, do lado N. e alpendre adossado à fachada principal, do lado O., volumetricamente distintos, com cobertura homogénea na capela-mor e sacristia e diferenciadas nos outros corpos em telhados de 2 e 3 águas (alpendre). Sobre o cunhal SO., do lado direito da nave, torre sineira quadrada com cobertura em telhado de 4 águas. Fachada principal com embasamento, flanqueada por pilastras, portal rectangular de verga direita e cornija pouco saliente encimado por frontão triangular preenchido com azulejos industriais de tapete com figuração ao centro da Virgem; cimalha da empena de cornija com enrolamentos junto aos cunhais, vértice truncado onde assenta sineira de arco redondo e pilastras ladeadas por enrolamentos; pináculos bolbosos sobre os cunhais e cruz sobre a sineira. Torre sineira sobre o cunhal da direita de um único registo, cornija e um único vão de arco redondo em cada face.Fachadas laterais com pilastras apenas nos ângulos posteriores da capela-mor, os quais são sobrepostos por pináculos bolbosos com remate, cornija de cantaria, pináculos piramidais sobre os cunhais posteriores e cruz sobre pedestal nos vértices das empenas. Na fachada lateral direita, a S., na nave, porta travessa rectangular simples, apenas com cantarias ladeada por duas janelas do mesmo tipo e na capela-mor, outra idêntica. Na fachada lateral esquerda, a N., corpo da sacristia com porta rectangular simples e janela idêntica às da fachada S. na capela-mor. Na fachada posterior, pedra colocada abaixo da linha de base da empena com a seguinte inscrição: BEMDITO E LOUVA/DO SEJA O SANTI/SSIMO SACRAM/ENTO PELLAS ALMAS PADRE NO/SSO AVE M[ARIA] 1730. INTERIOR com coro-alto de laje de betão, balaustrada de madeira e escada de pedra adossada à parede N. seguida de púlpito com bacia moldurada de granito sobre mísula decorada com volutas, balaustrada de madeira e escada de cimento; arco triunfal com impostas ladeado por dois retábulos de madeira pintada a branco e ouro. Retábulo do altar-mor em talha dourada e branca com decoração de concheados. Lambril de azulejos de tapete e pavimento de mosaico industriais. Cimalha das paredes com friso e cornija em madeira que dá continuidade às coberturas internas de madeira com caixotões decorados com losango ao centro.

Materiais

Granito (cantarias), telha de aba e canudo, mosaicocerâmico (pavimento), azulejos), madeira (portas, caixilhos, retábulos, balaustradas, coberturas internas).

Observações

A romaria realiza-se 3 vezes por ano a 3 de Maio, 15 de Agosto e a 8 de Setembro sendo na primeira data chamada das Cruzes porque os grupos de romeiros de cada uma das freguesias concentram-se junto do respectivo cruzeiro esperando a vez de se integrarem com as cruzes alçadas na procissão cujo itinerário percorria os 13 cruzeiros existentes. No cemitério anexo que serve a população do lug. de Merujal observa-se um conjunto de tabuletas funerárias de madeira decoradas que constituem uma interessante expressão de cultura popular do séc. 20.