Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fonte das Oliveiras

Fonte das Oliveiras

O ponto de interesse Fonte das Oliveiras encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Cedofeita no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Fonte de espaldar setecentista adossada a edifício residencial de planta trapezoidal. Fachada revestida a azulejos industriais com remate em cornija encimada por platibanda com balaustrada e urnas. Fonte com espaldar decorado com pilastras de pedras fendida, possuindo bica barroca em forma de golfinho inserido em concha, e tanque semicircular. Apresenta inscrição alusiva à sua designação e à data do restauro.

Edifício de planta trapezoidal de volumetria simples e de dominante vertical. Fachada S., voltada ao Lg. de Alberto Pimentel, com embasamento, sendo revestida a azulejos industriais de padrão policromos a azul. É rasgada por fenestração regular com verga superior sensivelmente curva, encimadas por estreita cornija. Apresenta três panos, o central definido por pilastras e os laterais por cunhais apilastrados.O pano central possui quatro registos e os laterais três, sendo os registos definidos por friso de cantaria. Remate em cornija encimada por platibanda de granito vazada por balaustrada também de granito, apresentando-se, nos panos laterais, encimada por urnas nos extremos. O primeiro registo, no corpo central adossa-se fonte com espaldar em aparelho regular. O espaldar é delimitado por pilastras de pedra fendida e rematado por cornija. Ao centro destaca-se larga pilastra em pedra fendida, superiormente com almofada saliente, com a inscrição gravada "Fonte da Oliveira", e a baixo da almofada a data também gravada de "1941". Na zona inferior da pilastra, bica formada por golfinho dentro de concha. Apresenta outras duas bicas em forma de flores, nas zonas laterais do espaldar. Ao espaldar adossa-se tanque semicircular, com bordo saliente. Também no primeiro registo, panos laterais rasgados por altas portas. No segundo registo, janelas de peito, as do pano central protegidas por grade. No terceiro piso, janelas de sacada com guarda de ferro e no quarto registo, janelas semelhantes às dos panos laterais do segundo registo.

Materiais

Fonte: granito na estrutura, bicas e elementos decorativos e cobre nas bicas; Edifício: granito na estrutura, embasamento, e molduras de portas e janelas, madeira nos pavimentos e estrutura da cobertura; telha nas coberturas em telha; molduras de portas e janelas em granito, azulejo no revestimeto.

Observações

A Fonte das Oliveiras é assim designada por ter sido inicialmente construída na Rua das Oliveiras. *1 - Da actual fonte, a água que vem de Paranhos e Salgueiros, continua por um aqueduto subterrâneo até à arca de Sá Noronha, partindo daqui para abastecer outras fontes.