Arquitectura religiosa, ecléctica. Projecto então cobiçado como modelo para futuras construções de Sinagogas na Europa. Conjunto austero, regido por cânones que restringem o uso da pintura e escultura contrapondo-as com a articulação de volumes e a expressão decorativa da arquitectura e do mobiliário. Elementos decorativos de influência romana, bizântina e românica. Templo: Colunas romano-bizantinas em pedra definem o eixo do Santuário, que está envolto em painel de madeira pintada, simulando mosaicos e é rematado com uma gravação dourada de um trecho da Lei. Decoração sóbria e geométrica solenizada com os tons dos materiais (pedra, madeira, vidro) e pontuada por acessórios religiosos móveis (metal) de valor artístico. Varanda com estrutura metálica (fachada lateral direita).
Planta rectangular, simétrica segundo o eixo longitudinal O. / E. (entrada - santuário / Jerusalém). Correspondência entre o exterior e o interior. Percepção da zona central do edifício como espaço amplo, de 1 zona posterior de apoio e de 1 zona anterior de acesso com corpo sobreelevado.Volume único, paralelepipédico, equilibrado, com telhado de 2 águas de chanfro no topo posterior; distinto no corpo de entrada a que correspondem 2 telhados cruzados de 2 águas.A cobertura é em telha de Marselha com telha de vidro na zona que corresponde ao templo. A fachada principal tem embasamento, cunhais e cimalha decorativos em cantaria. É rasgada por estreitos janelões com vidros de cor e caixilhos de desenho geométrico, cortados por 1 friso que corresponde à laje do pavimento superior. 1 pórtico ogival com 2 colunas assinala a entrada e 1 acesso (masculino). As fachadas laterais apresentam fenestrações alinhadas e hierarquizadas sendo as dos 2 primeiros pisos com arcos de volta perfeita e as do terceiro, oculares. Na fachada lateral esquerda 1 porta assinala 1 outro acesso (feminino). A fachada posterior apresenta por piso, ao centro 3 janelas em arco com teia de vitral em losango e dos lados 2 janelas quadrangulares. O interior decompõe-se em 3 elementos. Ao meio o templo, composto por 1 ala central com pé-direito correspondente aos 3 pisos e por alas laterais definidas pelos pilares que sustentam as galerias. 1 estrado (bimá) e uma mesa (almemór) ao centro identificam o lugar do(s) oficiante(s) orientados para a parede de topo (E.) onde 5 degraus acima (escada de Elias) se encontra o Santuário (ehal) que guarda os rolos da lei (torah). De ambos os lados e no topo oposto, orientados para o centro estão os assentos dos homens enquanto os das mulheres se encontram nas galerias superiores. O corpo da entrada é composto por 1 vestíbulo, sala de apoio, acesso à cave (balneário, mikve) e acesso ao piso superior das salas da direcção e da 1ª galeria. 1 corpo anexo à Sinagoga (à direita da fachada principal) faz a ligação à 2ª galeria, a 1 apartamento e integra, no piso O, as instalações sanitárias. O corpo posterior define-se por salas de apoio aos ritos e aos oficiantes, instalações sanitárias e a escada principal do acesso das senhoras às galerias. A iluminação do templo provém das janelas das fachadas laterais e por 3 grelhas de vidro colorado no tecto. O tecto tem a forma de caixotão, pouco profundo com estrutura em betão.
Materiais
Betão, alvenaria, ferro, cantaria, madeira, vidro, telha.
Observações
*1 - a reserva imposta à sua construção advém do art.º 6º, do título I da Carta Constitucional de então - todas as outras religiões serão permitidas aos estrangeiros com o seu culto doméstico ou particular, em casas para isso destinadas, sem forma alguma exterior de templo.