Arquitectura residencial, do séc. 18. Palácio inserido no modelo de "Arquitectura Chã". Interior de gosto Joanino. De carácter do séc. 17 / 18 no exterior, e gosto joanino na escadaria interior e respectivos vãos de patamar. Escadaria interior de gosto barroco com três portas e duas janelas de grandes proporções, de efeito monumental e cenográfico. Fachada de capela no piso O. (r/c) ,hoje integrada no interior de um restaurante (nº 7 da Travessa da Boa Hora). O imóvel descaracterizou-se em 1779 quando foi transformado para inquilinato.
De volumetria paralelepipédica e maciça e planta longitudinal com quatro pisos, ocupa a totalidade do quarteirão onde se insere, apresentando na sua composição e planta referências a modelos maneiristas. A cobertura é efectuada por 5 telhados de 4 águas e 1 de 2 águas, articulados ortogonalmente entre si. Edifício com soco, cunhais e aros de vãos revestidos a pedra e também neste material a cornija de transição entre o 2º e 3º piso e do remate da cobertura. A fachada principal encontra-se orientada a E. Ao nível do r/c encontramos três vãos de entrada iguais entre si. A partir do 1º andar contam-se 7 vãos de janela em cada piso, que no 2º andar correspondem a janelas de sacada e no 1º e 3º a janelas simples com moldura em cantaria. Ambas as fachadas laterais, orientadas respectivamente a N. e a S., contam com 13 vãos de janela em cada piso com leitura idêntica à da fachada principal. A fachada posterior, orientada a O., tem também 7 vãos de janela (tendo ruído o pano central que corresponde a três vãos). INTERIOR: o acesso principal é feito através do vão central do r/c que comunica com uma escadaria através de um átrio (parte da antiga entrada ampla que hoje se encontra subdividida). Escadaria em pedra e desdobra-se em dois lances simétricos à maneira dos palácios barrocos. A caixa de escadas de modelo maneirista a altura correspondente a três pisos é iluminada por três vãos a E. e a S.. Os restantes vãos detêm apenas um valor plástico de simetria. No patamar, três portas e duas janelas de grandes proporções e cantarias elaboradas contribuem para um efeito monumental e cenográfico. A meio do primeiro lance da escadaria encontram-se em posição lateral simétrica os acessos aos diversos pisos do imóvel. O tecto é plano, de estrutura em madeira *1.
Materiais
Cunhais em pedra, alvenarias em pedra e tijolo; arcos abatidos em pedra; vãos exteriores e interiores em madeira; cobertura em telha.
Observações
*1 - na proximidade surgiu por volta de 1840 uma zona verde ajardinada que se desenvolvia em dois planos.