Arquitectura educativa, pombalina e neoclássica. Estabelecimento de ensino transformado em museu, de planta rectangular simples, desenvolvido em torno de amplo pátio interior, em torno do qual se desenvolvem vários corredores de acesso às salas de aula, gabinetes, auditórios e laboratórios vários. Apresenta fachada principal neoclássica, dividida em vários panos de disposição simétrica, os exteriores salientes e o principal marcado por átrio sustentado por colunas clássicas, e formado por amplo escadório, que leva a um patamar, onde se rasgam os acessos, rematado por frontão triangular. Os vãos são rectilíneos, com remates em cornija e rasgados uniformemente nas fachadas, destacando-se portas-janelas nas fachadas laterais, rematadas em pequenos frontões triangulares. Possui amplo vestíbulo, sustentado por colunas e pilares, que faz a distribuição do espaço. Antigo edifício destinado ao ensino, que reaproveita um colégio da Companhia de Jesus, de que mantém a estrutura da fachada principal, o acesso elevado, e o vestíbulo correspondente à primitiva nave com capelas colaterais intercomunicantes do colégio, ladeadas por corredores laterais, que permitiam a circulação por todo o colégio e que se mantêm funcionais. Do antigo colégio, persiste, ainda, o pátio interno, onde se situavam as duas cisternas de abastecimento de água, cuja marcação se mantém. No vestíbulo, surge o túmulo dos fundadores, D. Fernão Teles de Meneses e D. Maria de Noronha, encontrado durante obras efectuadas em meados do séc. 20. Integra um complexo de grandes dimensões que visava educar a nobreza portuguesa, integrando um jardim botânico e um picadeiro.
Planta rectangular simples, com o edifício a desenvolver-se em torno de um pátio interno rectangular, com coberturas diferenciadas em telhados de uma, duas e quatro águas. As fachadas evoluem em dois registos e são rebocadas e pintadas de branco, percorridas por alto soco de cantaria, com cunhais apilastrados e os panos divididos por pilastras da ordem toscana colossal e remates em friso e cornija. Todas as fachadas são simétricas. Fachada principal virada a S., marcada por cinco panos, o central e os extremos salientes, rasgada por janelas de peitoril rectilíneas, com molduras recortadas, prolongando-se em falsos brincos, e remate em cornija. O pano central é rematado por frontão triangular com o escudo de Portugal envolvido por acantos no tímpano, o qual assenta em friso dórico, de métopas simples e com triglifos. É marcado por átrio definido por duas colunas toscanas e ampla escadaria de treze degraus em cantaria, que acede a patamar elevado, para onde abrem cinco portas de verga recta, com molduras em cantaria e remates em friso e cornija, encimadas por janelas de peitoril. O átrio tem cobertura em caixotões de cantaria e é flanqueado por um estreito pano com duas janelas de peitoril em eixo. Os panos intermédios possuem cinco janelas de peitoril em cada registo, surgindo nos extremos três vãos semelhantes em cada registo. As fachadas laterais são semelhantes, divididas em cinco panos, os extremos rasgados por cinco janelas de peitoril em cada registo, surgindo no central oito janelas em cada. Os panos intermédios possuem, no registo inferior, três portas de verga recta, rematadas em frontões triangulares. INTERIOR com quatro pisos, acedidos por vestíbulo monumental, de onde se desenvolvem corredores rectilíneos de circulação, que levam a várias salas quadradas e rectangulares, desenvolvidas para as fachadas ou para o pátio interno, rectangular, com as alas E. e O. marcadas por nove arcadas de volta perfeita, de acesso a uma ala de circulação, encimadas por nove janelas de volta perfeita e protegidas por caixilharias e vidraças. As alas N. e S. apresentam três pisos de vãos rectilíneos, rasgados uniformemente. Ao longo da fachada principal, desenvolve-se os auditórios. Esta é prolongada por muro de cantaria rasgado por dois portões com pilares de cantaria, em silharia fendida, encimados por acantos e esferas metálicos, sendo encerrados por portões em metal, com elementos vazados e remates lanceolados. No lado esquerdo, desenvolve-se uma alameda de palmeiras, fechada, no lado esquerdo por um edifício rectilíneo, com o Picadeiro adossado, surgindo, no lado oposto, uma alameda com vegetação mais profusa e de acesso ao Jardim Botânico.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, de tijolo, pedra e, nas zonas mais recentes, de betão armado; fachadas rebocadas e pintadas; colunas, pavimentos, escadas, modinaturas, frisos, cornijas em cantaria de calcário; pavimentos em mármore; portões e guardas em ferro fundido; revestimento com azulejo industrial e estuque; caixilharias e portas de madeira, com as janelas e portadas integrando vidro simples; cobertura em telha.
Observações
*1 - neste inventário, é efectuado uma descrição do templo do Noviciado, complementado pela obra dos Conventos e Casas Religiosas de Lisboa: a igreja tem a nave abobadada e pintada e capela-mor com retábulo, com amplo painel pintado representando a Assunção da Virgem, pintado por um religioso, ladeado pelas imagens de Santo Inácio e São Francisco de Borja (Evangelho) e São Francisco Xavier e São Estanislau (Epístola), tendo um sacrário, encimado por uma imagem de Nossa Senhora da Conceição e um Crucificado; na capela-mor, no lado do Evangelho, surge um arco de volta perfeita onde se inscreve um túmulo com inscrição, assente sobre dois elefantes; no lado oposto, uma tribuna; o arco triunfal está ladeado por dois retábulos colaterais, o do Evangelho dedicado a Nossa Senhora da Graça com a imagem do orago, de vulto, com o Menino e ambos com coroas de prata, a Senhora com vestido de seda bordado, surgindo, sobre a banqueta, as imagens de vulto estofadas de Santa Ana, São José e São Joaquim; no lado oposto, a Capela de Santo Cristo, com a imagem do orago com 8 palmos e um sacrário com a imagem do Redentor na porta; nos nichos, as imagens de Nossa Senhora da Piedade, uma de São Tiago e uma Santa Escolástica; os topos dos braços do transepto possuem duas portas de acesso ao claustro da Portaria, encimadas por tribunas; a dividir o espaço, uma teia de pau-santo; em cada lado da nave, três capelas, as do lado do Evangelho dedicadas a São Luís Gonzaga, onde surge pintado o orago, mas surgindo, ainda, uma imagem de vulto, acompanhada pelas de Santo António e São Francisco Regis; a segunda é dedicada a São Francisco Xavier, com retábulo de mármore e com a imagem do orago com 8 palmos, surgindo na última os Santos Mártires do Japão, com grande retábulo com Nossa Senhora da Assunção e, sobre a banqueta, as imagens de São Paulo, São Diogo e São João; sobre as portas, duas pinturas grandes; as capelas do lado da Epístola são dedicadas a São João Baptista, com retábulo de talha dourada e painel pintado, surgindo, sobre a banqueta, dois relicários de madeira dourada; a segunda capela é dedicada a São Francisco Regis, com painéis pintados a representar São João Baptista e São João Evangelista, tendo, no meio, a figura do orago, de vulto; a terceira capela é dedicada a São Pedro e São Paulo, com retábulo de talha antigo e com os painéis de São Pedro e São Paulo e, sobre as portas, painéis pintados e emoldurados a talha; na sacristia, um arcaz com o espaldar pintado com cenas da vida da Virgem, interrompido por oratório com a imagem do Crucificado, encimado por um nicho com a imagem de Nossa Senhora da Conceição; sobre o arcaz, as imagens de São Pedro e São Paulo, de vulto, e a imagem de barro de São João Baptista, com 3 palmos de altura; o inventário descreve, ainda, a paramentaria, prata e relíquias da Casa do Noviciado. A igreja é ladeada por corredores, que acedem a um dormitório, situado junto à capela-mor da igreja, que abre para um claustro com quatro lados e pilares de pedra, onde se situa um locutório e a portaria da casa; no piso superior, vários cubículos; encostado à sacristia, outro claustro, em torno do qual se situa o refeitório, várias oficinas e a portaria do carro; o refeitório possui 12 mesas sobre pilares de pedra, com assentos corridos sustentados por mísulas de cantaria e, nas paredes, 8 painéis com pinturas da vida de Cristo; junto à escadaria, a Capela doméstica, com tecto abobadado e pintado com brutesco, onde se contam vários passos das vidas de São Francisco Xavier e de Santo Inácio, envolvidos por molduras de talha; no corredor do andar inferior, uma capela mais pequena dedicada à Virgem, com tecto de abóbada e alguma pintura, surgindo, nas paredes painéis de azulejo a representar os Doutores da Igreja; fronteiro ao retábulo, uma porta abre para a enfermaria; entre os corredores da casa, surge um pátio com duas cisternas. *2 - a fachada principal é composta por cinco panos escalonados, o central correspondente à igreja e aos corredores laterais, com a zona central mais elevada, com dois registos, o superior com amplo janelão que ilumina o coro-alto e remate em frontão triangular; no registo inferior, o portal de volta perfeita, flanqueado por colunas que sustentam um frontão contracurvo, ladeado por dois pequenos óculos; é ladeado pro dois estreitos panos, flanqueados por pilastras de silharia fendida, contendo dois nichos de volta perfeita e encimados por painel rectangular. Os panos imediatos são semelhantes, marcados, ao centro, por porta alpendrada, sendo os alpendres sustentados por duas colunas, ladeados e encimados por janelas de peitoril com molduras recortadas e apresenta cobertura de quatro águas, integrando uma trapeira. Os panos extremos, salientes e mais elevados, possuem três pisos de janelas de verga recta e molduras recortadas, com coberturas do tipo amansardado. O acesso é feito por um adro artificial, elevado relativamente à via pública.