Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Fonte e Tanque da Mina

Fonte e Tanque da Mina

O ponto de interesse Fonte e Tanque da Mina encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Calvão e Soutelinho da Raia no municipio de Chaves e no distrito de Vila Real.

Arquitectura infraestrutural, vernácula. Fonte de mergulho de provável construção setecentista, de planta quadrada, com cobertura em cantaria, de duas águas e interiormente com abóbada de berço. Fachadas soterradas, a principal em alvenaria de granito aparente, terminada em empena e rasgada por vão em arco de volta perfeita que, no interior, possui tanque rectangular e vão de acesso à mina. Tanque lavadouro de planta rectangular, com pedra lavadouro a toda a volta. Integra-se num conjunto bastante significativo de fontes de mergulho do distrito, testemunho da importância vital desempenhada no quotidiano das comunidades rurais locais. O sistema de adução do tanque lavadouro é por declive, através de conduta subterrânea até uma pia rectangular, num dos topos, e desta através de canal aberto na pedra do lavadouro.

Fonte de planta quadrada, de massa simples com cobertura em cantaria, de duas águas. Fachadas em alvenaria de granito aparente, a principal terminada em empena, com cornija e de cunhais horizontalizados. É rasgada por vão em arco de volta perfeita. Fachadas laterais soterradas, tal como grande parte da posterior, que termina em empena. INTERIOR coberto por abóbada de berço, correspondendo a base da abóbada a uma fina fiada dos paramentos e tendo, a meio da parede testeira, vão rectangular de acesso à mina que alimenta a fonte. Um tanque rectangular ocupa todo o interior. Espaço frontal de planta trapezoidal, tendo acesso por três degraus frontais. Tanque lavadouro: Tanque de planta rectangular com pedra de lavadouro em toda a volta. É alimentado por conduta subterrânea até uma pia rectangular situada num dos topos, e desta através de canal aberto na pedra do lavadouro.

Materiais

Estrutura e cobertura de granito.

Observações

1 - A fonte e o tanque foram classificados conjuntamente com a Igreja Paroquial (PT011703370022), construída nas imediações.