Arquitectura militar, seiscentista. Forte com dispositivo de fosso e taludes de terra e blocos pétreos. O forte é parte integrante de uma estrutura de defesa da Portela do Extremo, ao longo da qual seguia a importante via de ligação entre os Arcos de Valdevez e Monção e, daqui, ao território galego sendo que junto a Monção o Rio Minho pode ser passado a vau.
Forte constituído por dispositivo de fossos e taludes utilizando terra e blocos de granito essencialmente de pequeno e médio calibre não afeiçoados ou sumariamente afeiçoados. Plataforma de planta rectangular, de sentido N. / S., sendo os quatro ângulos reforçados com bastiões subcirculares *1. Em redor de todo o perímetro desenvolve-se um fosso delimitado exteriormente por talude a N., E. e S..
Materiais
Terra, granito.
Observações
*1 - A terraplanagem que esteve na origem da criação do campo de futebol sobre o forte destruiu as estruturas internas, designadamente entradas, restos de outros taludes ou construções, dando ao conjunto o aspecto de plataforma circundada por fosso. *2 - Uma eventual classificação deverá ter em conta o forte fronteiro de Bragandelo e outras eventuais estruturas de defesa da Portela que a bibliografia indícia.