Portal de Cidadania

Edifício na Rua da Infantaria 15, n.º 104 a 106

Edifício na Rua da Infantaria 15, n.º 104 a 106

O ponto de interesse Edifício na Rua da Infantaria 15, n.º 104 a 106 encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Tomar (São João Baptista) e Santa Maria dos Olivais no municipio de Tomar e no distrito de Santarém.

Edifício residencial multifamiliar, com um fogo por piso e comércio e indústria no piso inferior, de lote estreito e construído no séc. 20, conforme projeto do construtor civil João Manuel dos Santos Faria, por encomenda de Jacinto Nunes. Fachada de desenho Art Deco muito elaborada, com elementos decorativos geométricos e painel cerâmico com decoração fitomórfico.

Planta retangular simples, de volume único com cobertura homogénea em telhado de duas águas. Evolui em três pisos, com a fachada principal virada a ocidente dividida em dois panos por pilastras, decoradas por caneluras na zona central, rematada em platibanda plena, que se eleva em ângulo no pano do lado esquerdo, truncada por pináculos escalonados, troncopiramidais. É rasgada por portal de acesso à caixa das escadas no lado direito, de perfil retilíneo, com os ângulos truncados, protegido por duas folhas de metal e bandeira, e ampla montra de acesso à loja retilínea e de remate recortado. Sobre esta, suas janelas de sacada, de perfis ovalados, com bacia em consola e guarda metálica, para onde abrem portas-janelas emolduradas, a do topo, encimada por painel cerâmico com albarrada. No pano direito, duas janelas de peitoril, com peito saliente e protegido por grades metálicas, intercaladas por painéis cerâmicos com motivos vegetalistas. Fachadas laterais adossadas. INTERIOR com escada de quatro lanços encostada à empena sul, tendo oficina no piso inferior e dois fogos residenciais, com amplo corredor que liga a zona de serviços, com cozinha à principal com sala e escritório.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada, betão e madeira; coberturas, pavimento e portas de madeira; portas e guardas metálicas; janelas com caixilharias de madeira e vidro simples; painéis cerâmicos; cobertura em telha cerâmica.

Observações