Palacete construído em finais do século 19 e modificado na transição para o século 20, de características neoclássicas. Apresenta uma fachada principal bastante sóbria, menos aparatosa do que a posterior, virada ao jardim de buxo, resultado da intervenção ocorrida no início de novecentos, da qual resultarou a colocação de aventais em todos os vãos do segundo piso, a transformação dos vãos do piso nobre em janelas de sacada, a abertura de um vão extra e a placagem, com almofadas de cantaria, dos três vãos centrais no piso térreo e no piso nobre, a construção de um balcão assente em colunas diante deste corpo, a alteração da tipologia e colocação de molduras de cantaria nas janelas térreas desta segunda fachada, bem como a construção do último piso do palacete. No interior há a destacar a decoração pictórica da autoria de José Maria Pereira Júnior. Dentre o património integrado da habitação merecem destaque algumas portas, originalmente de metal dourado, oriundas do Convento de Santa Joana, em Aveiro. Os espaços exteriores incluem um interessante exemplar de jardim de buxo à francesa, de linguagem formal, composto por jogos de canteiros de formas geométricas organizados em função da imponente fachada posterior. merecem ainda destaque os azulejos setecentistas existentes no jardim, atribuíveis a Bartolomeu Antunes, e ainda um pequeno pavilhão de recreio e uma casa de fresco de planta centralizada
Planta retangular de eixo longitudinal, de quatro pisos. Fachadas rebocadas e pintadas, percorridas por soco de cantaria, rasgados, a um ritmo regular, por vãos de arco em asa de cesto com moldura de cantaria, e com os pisos separados por cornija do mesmo material. Cobertura telhada a quatro águas. Fachada principal virada a sul, para a Rua do Salitre, fachada posterior, a norte, voltada para os jardins, e muito alterada por obras de remodelação que aí decorreram no início do século 20. Data de então a colocação de aventais em todos os vãos do segundo piso, a transformação dos vãos do piso nobre em janelas de sacada, a abertura de um vão extra e a placagem, com almofadas de cantaria, dos três vãos centrais no piso térreo e no piso nobre, a construção de um balcão assente em colunas diante deste corpo, a alteração da tipologia e colocação de molduras de cantaria nas janelas térreas desta segunda fachada, bem como a construção do último piso do palacete. Interior decorado com pintura de José Maria Pereira Júnior. No exterior inclui um jardim de buxo à francesa, de linguagem formal, composto por jogos de canteiros de formas geométricas organizados em função da imponente fachada posterior. merecem ainda destaque os azulejos setecentistas existentes no jardim, atribuíveis a Bartolomeu Antunes, e ainda um pequeno pavilhão de recreio e uma casa de fresco de planta centralizada
Materiais
Observações
EM ESTUDO