Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Estação Ferroviária de Funcheira

Estação Ferroviária de Funcheira

O ponto de interesse Estação Ferroviária de Funcheira encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Garvão e Santa Luzia no municipio de Ourique e no distrito de Beja.

Estação ferroviária de passagem, da Linha do Sul - Linha do Alentejo, construída no séc. 20, atualmente só com serviço de passageiros. Conserva o edifício de passageiros, o das instalações sanitárias, cais cobertos (armazéns) e cais descobertos, vários depósitos de água e dois de combustível, uma placa giratória e três imóveis que se destinavam a habitação ferroviária.

Conjunto composto por edifício de passageiros, edifício das instalações sanitárias, as plataformas de embarque e as linhas férreas, dois cais cobertos (armazéns) e cais descobertos, vários depósitos de água e dois de combustível, uma placa giratória e, na restante área, um bairro ferroviário e outros elementos caraterísticos da paisagem ferroviária. EDIFÍCIO DE PASSAGEIROS (EP) de planta retangular, a poente da linha férrea, composto por três corpos, de volume articulados, sendo o central mais elevado, e com coberturas escalonadas em mansardas, revestidas a telhas concheadas vermelhas, e telhados de três águas nos corpos laterais e de duas no central. Sobrepõem a cobertura três chaminés. Apresenta fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco de cantaria e silhar de azulejos policromos de padrão, com os cunhais e corpos definidos por alhetas de cantaria, pisos separados por cornija e remate em cornija e platibanda plena, coroada por pináculos em bola. A fachada principal, virada a noroeste, e a posterior são semelhantes, de três corpos, o central de dois pisos e os laterais de apenas um, rasgadas regularmente por vãos em arco de volta perfeita, com moldura em alhetas de cantaria e caixilharia formando bandeira; correspondem, na fachada principal, a três portas sobrepostas por janelas de peitoril, no corpo central, e a janelas de peitoril, nos laterais, e, na fachada posterior, virada à linha, a portas ao nível do piso térreo e a janelas de peitoril no segundo piso, do corpo central. As mansardas são rasgadas por bífora central, de arco abatido e com guarda de peito em ferro, definidas por aletas laterais e remate angular, entre pequenos vãos, em arco de volta perfeita, rematado em cornija, e com bandeira. A fachada virada à linha é percorrida por alpendre com estrutura em ferro fundido, pintada de tinta de esmalte, branca. As fachadas laterais possuem os corpos laterais rasgadas por duas portas de igual modinatura e a mansarda por bífora igual à da fachada principal e posterior, que surge igualmente no corpo central, mas ai entre pequenos vãos, em arco de volta perfeita, rematado em cornija, e com bandeira. CAIS COBERTOS de planta retangular simples e massa disposta na horizontal, localizados a sudoeste e a sudeste do Edifício de Passageiros, com coberturas em telhado de duas águas, com grandes abas corridas nas fachadas laterais, em consola sobre asnas de madeira, permitindo a existência de amplos vãos jacentes, de arejamento. Apresentam fachadas rebocadas e pintadas de branco, rasgadas por vãos em arcos de abatidos, rematando as de topo em empena, onde as portas de acesso surgem entre janelas. MOBILIÁRIO DA ESTAÇÃO: relógio Paul Garnier, bancos e candeeiros de iluminação pública.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; soco, cunhais, cornijas, platibanda, molduras dos vãos, degraus, soleiras e peitoris em pedra calcária; silhar de azulejos policromos; caixilharias em madeira ou alumínio; vidros simples; guardas, colunas e alpendre em ferro; vedação em cimento armado; coberturas em telhados e mansardas em telha cerâmica.

Observações

EM ESTUDO.