Arquitectura religiosa, maneirista, barroca, popular. Igreja paroquial. Subsistindo poucos elementos da construção primitiva, como a pia de água benta e a pia baptismal, o edifício releva fundamentalmente da grande campanha de obras de Oitocentos, ainda fiel à tradição do Barroco Tardio de feição regional, como é patente na composição do alçado principal. A estrutura dos dois campanários, contudo, lembra as fórmulas do Maneirismo de implantação regional.
Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, ligeiramente mais estreita, a que se adossa, do lado esquerdo, a sacristia, dependências de apoio, baptistério e dois pequenos campanários. Massa simples. Cobertura em telhado de duas águas. Fachada principal orientada, de dois panos, separados por pilastras encimadas por acrotérios com a forma de pinhas. No pano da direita, rematado por dupla empena polilobada e encimada por cruz de ferro, rasga-se o portal de verga recta adintelada em que se inscreve composição relevada de feição vegetalista, com roseta enquadrada por volutas, em argamassa; janelão de verga curva; no pano da esquerda eleva-se o pequeno campanário com olhal de arco de volta perfeita sobrepujado por frontão triangular. Alçado S. de um pano com quatro vãos e quatro frestas. Alçado E. de um pano com empena triangular e janela. Alçado N. de dois panos, tendo o primeiro uma porta e uma janela e o segundo uma janela, uma fresta e uma porta sobrepujada por campanário de esquema idêntico ao do alçado O.. INTERIOR: nave coberta por lage em três planos. À direita de quem entra pia de água benta de cantaria; imediatamente a seguir à entrada lápide sepulcral com uma inscrição muito delida. Do lado do Evangelho porta, de acesso ao baptistério, de verga recta, em capialço, com molduras revestidas de cantaria granítica, irregular, argamassad; pia baptismal de cantaria, oitavada. Arco triunfal, com acesso por degrau, de volta perfeita sobre pilastrsa munidas de bases e mísulas molduradas. Capela-mor com cobertura idêntica à da nave; do lado do Evangelho rasga-se a porta de acesso à sacristia e demais dependências; altar-mor de cantaria com dois degraus.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, cobertura de telha lusa, pavimentos de marmorite e mármore, azulejos, elementos secundários de cantaria.
Observações