Arquitectura religiosa, popular, vernácula, barroca.Ermida de fundação quinhentista completamente reformada no período Barroco; apresenta planta longitudinal de nave e capela-mor rectangular, filiando-se nos modelos tradicionais da arquitectura regional, desenvolvendo uma tipologia muito simplificada dos modelos do Barroco meridional.
Planta longitudinal, composta por nave e capela-mor escalonadas, a que se adossa, do lado esquerdo, a sacristia, dependências anexas, o baptistério e a torre sineira. Cobertura diferenciada em telhados de duas águas na nave e capela-mor, prolongando-se uma das águas em aba corrida pelos anexos; em cúpula bolbosa na torre sineira. Fachada principal orientada, de dois panos definidos por pilastras; o pano da direita, correspondente à nave, é rematado superiormente por empena mistilínea, ladeada por pináculos piramidais assentes em plinto e sobrepujada por cruz em ferro forjado; o portal principal, de verga recta adintelada, é encimado por janelão de verga recta adintelada e sobrelevada e antecido por cinco degraus; o pano da esquerda corresponde à torre sineira, de dois pisos separados por moldura de argamassa, abrindo-se o segundo olhal em arco de volta perfeita emoldurado e sobrepujado pelo mostrador do relógio; é coroada nos ângulos por urnas assentes em plintos e coberta por domo profusamente decorado em relevos de argamassa e rematada por campanário de ferro. Alçado lateral S. de cinco panos separados por contrafortes, abrindo-se no terceiro o portal lateral, antecedido por cinco degraus, e no último a janela da capela-mor. Alçado E. de um só pano, sendo o troço correspondente à capela-mor rematado por empena semicircular ladeada por pináculos piramidais escalonados assentes em plintos e enquadrada por decoração de volutas; o restante pano é rematado por beirado. Alçado N. de três panos, sendo o primeiro rasgado por janela e o segundo por janela e porta; o terceiro, correspondente à torre sineira, possui um esquema idêntico ao da fachada principal. INTERIOR: nave coberta por tecto com forro de madeira em três planos. Guarda-vento e coro-alto em madeira. À direita de quem entra, junto à porta principal, pia de água benta em cantaria, semi-embutida na parede e apoiada em coluna torsa com base octogonal. Na parede do mesmo lado, rasga-se portal lateral e duas capelas laterais faciais, encaixadas em arcos abatidos, com retábulos de talha dourada e policromada. Do lado do Evangelho abre-se arco de volta perfeita emoldurado e assente em pilastras, de acesso ao baptistério, resguardado por gradeamento de madeira. A meio da nave destaca-se o púlpito com caixa de madeira e duas capelas laterais encaixadas em arcos abatidos com retábulos de talha dourada e policromada, possuindo a primeira uma pintura a óleo sobre tela representando São Miguel e as Almas do Purgatório. Arco triunfal de volta perfeita, emoldurado e assente em pilastras. Capela-mor com cobertura em abóbada de berço que arranca de cornija e decorada por pintura mural; altar-mor de talha dourada e policromada com nicho central e sacrário e dois nichos laterais; do lado da Epístola rasga-se uma janela e do lado do Evangelho a porta da sacristia.
Materiais
Paredes de alvenaria de pedra e cal, rebocadas e caiadas, elementos secundários de cantaria, cobertura em telha tipo Lusa, pavimentos de tijoleira industrial e placas de mármore, retábulos de talha dourada e policromada, forro de madeira.
Observações