Edifício residencial multifamiliar e comercial pombalino, integrado nos planos de reconstrução da zona da Baixa, de estrutura em gaiola, com estabelecimentos comerciais no piso térreo e sobreloja e com três pisos de habitação e dois de águas-furtadas, desenvolvendo-se em torno de um saguão central. As fachadas seguem o esquema de uniformidade e simplificação arquitetónica, devido à necessidade de construir rapidamente, rasgada por vãos de verga recta a ritmo regular, os do piso nobre, com janelas de sacada, e as restantes de peitoril, as do piso superior em arco abatido, todas com molduras de cantaria.
Planta rectangular, simples, desenvolvida por saguão central, também ele retilíneo, com cobertura homogénea em telhados de oito águas, rematadas em beiradas simples, interrompidas por dois níveis de trapeiras, com coberturas próprias a duas e três águas e com janelas retilíneas. Fachadas de cinco pisos, em alvenaria rebocada e pintada de bege, flanqueadas por pilastras colossais e rematadas em frisos. Os pisos inferiores formam loja e sobreloja, separados por friso do andar nobre que, por seu turno se separa dos demais por friso pintado de branco. Os cunhais das fachadas principal e posterior possuem pedras de armas, encimadas por coroas abertas. As fachadas são rasgadas regularmente por vãos retilíneos nos três primeiros pisos, exceto nos de maiores dimensões do piso inferior, em arcos abatidos, sendo os do último piso em arcos abatidos. Todos têm molduras de cantaria recortadas, correspondendo a portas ou montras no piso inferior, a janelas de sacada com guardas em ferro no piso nobre, sendo as demais de peitoril, com as molduras a prolongar-se inferiormente, formando falsos brincos. Cada fachada possui uma cesso individual, os da principal e posterior com vestíbulos marcados por dois arcos de volta perfeita, de acesso à caixa de escadas, tendo os das fachadas laterais um único arco, em cantaria e de perfil abatido com fecho saliente. As escadas são de madeira e têm guarda plena, rebocada e pintada. Algumas dependências possuem azulejo de padrão.
Materiais
Paredes estruturais em alvenaria de pedra, rebocadas com argamassa de cal e areia e paredes interiores em tabique e tijolo; pilastra e molduras dos vãos em cantaria calcária; portas, caixilharias, pavimentos e escadas de madeira; janelas com vidros simples; guardas das sacadas em ferro; rodapés, silhares e revestimento das paredes de chaminés a azulejo; pavimentos cerâmicos; cobertura exterior em telha.
Observações
EM ESTUDO.