Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Forte das Casas Velhas

Forte das Casas Velhas

O ponto de interesse Forte das Casas Velhas encontra-se localizado na freguesia de Carvoeira no municipio de Mafra e no distrito de Lisboa.

Arquitetura militar, oitocentista. Forte (obra militar nº 95) inserido na 2ª Linha do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras (v. IPA.00034579). É considerada a obra militar mais complexa da 2ª linha de defesa. *2 - O conjunto das obras militares da Carvoeira, constitui o núcleo mais ocidental da 2ª linha. Para além deste forte integra o Forte da Carvoeira nº 96 (v. IPA.00034595) e o Forte de São Julião nº 97 (v. IPA.00034596).

Forte de planta composta, constituída por reduto central, em polígono irregular de 6 lados, e bateria avançada, ligados por túnel e acesso muralhado. Construído a 102 m de altitude, encontra-se rodeado por fosso de proteção e foi concebido para uma guarnição de 250 soldados. No interior do reduto localizam-se o paiol e alguns traveses, elevações em terra para proteção do fogo inimigo. O núcleo da Carvoeira *2, do qual este forte faz parte, destinava-se à defesa estratégica das praias do Lisandro e de São Julião, apoiando a frota inglesa, e do desfiladeiro de Fonte Boa da Brincosa, o vale da Senhora do Porto (ou Senhora do Ó) e a estrada da Carvoeira.

Materiais

Alvenaria de pedra, paredes em taipa, plataforma e paliçada em madeira

Observações

EM ESTUDO. *1 - DOF: Forte das Casas Velhas, também denominado Forte do Zambujal/Obra nº 95 (2ª Linha Defensiva), Zambujal, freguesia de Carvoeira, concelho de Mafra, distrito de Lisboa.