Arquitectura religiosa, manuelina e barroca. Igreja paroquial de três naves divididas por arcos plenos sobre colunas. Alpendre na fachada principal sob o qual se rasga portal manuelino em arco de asa-de-cesto encimado por conopial e decorado com grutescos. Portal manuelino da fachada principal, ostentando uma decoração de grutescos caracterizada pela sobreposição vertical, em candelabro, e disposição simétrica dos motivos que integram uma gramática ornamental de cariz fantástico com elementos vegetalistas e florais estilizados, taças, volutas, borlas, nastros e animais fantásticos. O remate do arco conopial em florão de acantos encontra-se truncado, sendo apenas visível o seu arranque, devido à construção do alpendre. No interior é de notar o frontal do altar-mor, em azulejos polícromos seiscentistas, de influência orientalizante, apresentando ao centro figuração alusiva a Nossa Senhora da Oliveira.
Planta longitudinal rectangular composta pela justaposição do corpo da igreja, com 3 naves, e capela-mor, tendo adossado a O um alpendre e a N torre sineira quadrangular e dependências. Volumetria escalonada de massa horizontalista, exceptuando a torre sineira. Cobertura de telhados diferenciados de 1 e 2 águas sobre a igreja, a 3 águas sobre o alpendre e pequeno coruchéu sobre a torre. Fachada principal orientada a O, sem embasamento. Sob o alpendre, vazado frontal e lateralmente por arcos de volta perfeita, portal com emolduramento de cantaria em arco conopial, ladeado por colunelos com pináculos, com tratamento escultórico de grutescos. A fachada é rematada por empena triangular, tendo ao centro janela de peito rectangular. Adossada a N torre sineira com 4 ventanas e idêntico número de relógios e porta elevada de moldura rectangular a N, servida por escadaria que se desenvolve em 2 lanços em ângulo recto, com patamar, adossada às fachadas N e O até ao nível da cobertura. Na fachada N, à esq., janela de moldura rectangular gradeada e grande vão em arco recto, formando espécie de galilé onde se situa a porta da Sacristia; à dir., em 2 registos, duas ordens de janelas de moldura rectangular transversal. Sobre o patamar da escadaria, vazada inferiormente por rectângulo onde se inscreve pequena janela e uma porta de moldura rectangular. INTERIOR: 3 naves divididas por arcaria de volta perfeita, suportada por colunas. A cobertura central é composta por tecto rebocado de 3 panos e, sobre as naves laterais, abóbada de berço. O arco triunfal é de volta perfeita, de cantaria, flanqueado por 2 altares com retábulos em talha dourada e pintada e frontais revestidos com azulejos hispano-árabes. Capela-mor coberta com abóbada de berço e revestida por painéis de azulejo de tapete. Na parede de topo retábulo em talha dourada com camarim coberto de abóbada de berço com caixotões de talha em baixo-relevo, albergando trono. Destaca-se do conjunto o frontal do altar com revestimento azulejar policromado formando painel figurativo alusivo ao orago. Na Sacristia, contígua à capela-mor, destaca-se o lavabo em cantaria, de feição rococó.
Materiais
Alvenaria mista, reboco pintado, cantarias de calcário, estuque, ferro forjado, madeira pintada e dourada, azulejos, telhas.
Observações
*1 - por informação oral, da Dra. Maria do Carmo Vilar (Serviços Culturais da Câmara Municipal de Mafra), foi-nos dado saber que a campanha de obras de beneficiação e restauro a iniciar-se proximamente implicará designadamente a aplicação de lambril azulejar industrial nas paredes da nave.