Arquitetura militar, oitocentista. Forte (obra militar nº 28) inserido na 1ª Linha do sistema defensivo das Linhas de Torres Vedras (v. IPA.00034579).
Forte de planta em estrela, construído a 236 m de altitude, foi concebido para uma guarnição de 270 soldados. Este forte, em conjunto com o Forte Pequeno nº 29 (v. IPA.00034562), encontra-se posicionado entre a 1ª e a 2ª linha de defesa e o seu objetivo estratégico era a defesa da estrada que liga Torres Vedras a Montachique, visando também a proteção do quartel-general de Wellesley, em Pero Negro. Ambos os fortes eram guarnecidos por um exército de 8 000 soldados espanhóis, comandados pelo general D. Pedro Caro y Sureda, marquês de La Romana. No seu interior são ainda visíveis um paiol, um través de proteção da entrada, seis canhoneiras e vestígios da banqueta para os atiradores.
Materiais
Observações
EM ESTUDO. *1 - DOF: Forte de Santo António da Enxara dos Cavaleiros (Norte), também denominado Forte Grande/Obra nº 28 (1ª Linha Defensiva), Enxara dos Cavaleiros, freguesia de Enxara do Bispo, concelho de Mafra, distrito de Lisboa.