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Capela de Santa Cristina

Capela de Santa Cristina

O ponto de interesse Capela de Santa Cristina encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Azueira e Sobral da Abelheira no municipio de Mafra e no distrito de Lisboa.

Ermida rural de pequena dimensão e feição rustica, construída no século 17, tendo recebido uma relevante campanha de obras setecentista, possui no seu interior algumas telas quinhentistas. Integra-se no conjunto de edifícios religiosos da denominada região saloia, caracterizados por exterior de tratamento arquitetónico austero, com alpendre diante da fachada principal, no caso apenas acompanhando uma das fachadas laterais, e por um esquema planimétrico interior básico, nave única e capela-mor profunda. Assim, apresenta uma planta poligonal, resultante da articulação axial de dois retângulos, de dois registos, correspondentes aos dois corpos principais, a nave única e a capela-mor profunda, a que se adossam o alpendre, a sacristia e dependências anexas e outras construções. Fachadas rebocadas e caiadas de branco, sendo a principal percorridas por faixa azul flanqueada por cunhais de cantaria e rematada em friso e cornija. Fachada principal em dois registos, composta por três panos separados por cunhais de cantaria lisa, com cornija saliente. O pano central termina em frontão triangular, encimado por acrotério com cruz boleada de cantaria, e ladeado por duas sineiras salientes de arco pleno, sendo que apenas uma tem sino. É animado, no primeiro registo, pelo portal de verga reta, com moldura recortada de cantaria, encimada por frontão interrompido animado por medalhão circular, a encimar o portal encontra-se, no segundo registo, um janelão retangular de verga encurvada e avental de cantaria. Os panos laterais correspondem aos corpos das sineiras, delimitados por pilastras de cantaria, terminados por cornija saliente. Fachada lateral esquerda voltada a norte, encoberta por construções de apoio aos romeiros, de um e dois registos, rematados em beirada simples e rasgados por vãos retilíneos com moldura de cantaria simples. Fachada lateral direita antecedida, no primeiro registo, por alpendre suportado por sete colunas de fuste liso (cinco destacadas e duas adossadas) sobre murete. A restante fachada corresponde ao corpo da sacristia e anexos de apoio à ermida, o mesmo acontece com a fachada posterior. Este templo destaca-se pela sua decoração interior, de nave única e capela-mor profunda antecedida por arco triunfal de volta plena, apresenta as paredes murárias revestidas a azulejo seiscentista, tipo tapete, a azul, branco e amarelo e cobertura em abóbada de berço com pintura ornamental. Na nave, num segundo registo encontram-se sete telas de pintura a óleo sobre madeira (Santo Antão, São João Baptista, três representações do martírio de Santa Cristina, Nossa Senhora da Conceição e Santa Verónica) e, do lado do Evangelho, um púlpito seiscentista com guarda de madeira adossado sobre mísula pétrea com inscrição seiscentista alusiva ao privilégio papal. Apresenta, igualmente, duas capelas laterais, retabulares, embutidas, com acesso a partir de arco pleno em cantaria marmórea, sendo a do lado do Evangelho dedicada a Santo António, apresentado uma tela com uma cena da vida do santo, e a do lado da Epístola, da evocação de Nossa Senhora da Conceição. Na capela-mor com retábulo expositivo barroco, de talha dourada, com colunas torsas, que enquadram camarim, dotado de trono piramidal, no qual se observa uma imagem de pedra polícroma, seiscentista, de Santa Cristina. A ladear o retábulo, ainda na parede testeira, encontram-se duas telas tendo por temática a vida da mesma santa. No adro da capela figura um cruzeiro seiscentista onde, a 24 de julho, dia da padroeira, se procede á bênção do gado.

Planta poligonal, resultante da articulação axial de dois retângulos, de dois registos, correspondentes aos dois corpos principais, a nave única e a capela-mor profunda, a que se adossam, a sudoeste, o corpo retangular do alpendre, de um registo, e o corpo quadrangular da sacristia e dependências anexas, em dois registos, para nascente e norte encontram-se outras construções, de piso único, para apoio aos romeiros. Fachadas rebocadas e caiadas de branco, sendo a principal percorridas por faixa azul flanqueada por cunhais de cantaria e rematada em friso e cornija. As coberturas são telhadas, a duas águas nos corpos principais e corpo da sacristia e a uma água no alpendre e corpos anexos. Fachada principal em dois registos, orientada a noroeste, é composta por três panos separados por cunhais de cantaria lisa, com cornija saliente. O pano central termina em frontão triangular, encimado por acrotério com cruz boleada de cantaria, e ladeado por duas sineiras salientes de arco pleno, sendo que apenas uma tem sino. É animado, no primeiro registo, pelo portal de verga reta, com moldura recortada de cantaria, encimada por frontão interrompido animado por medalhão circular, a encimar o portal encontra-se, no segundo registo, um janelão retangular de verga encurvada e avental de cantaria. Os panos laterais correspondem aos corpos das sineiras, delimitados por pilastras de cantaria, terminados por cornija saliente e animados, ao nível do primeiro registo, por vão retangular com moldura de cantaria simples e protegidos por grade de ferro. Fachada lateral esquerda voltada a norte, encoberta, após o pano da sineira, delimitado por cunhais de cantaria e terminado em cornija saliente, por construções de apoio aos romeiros, de um e dois registos, rematados em beirada simples e rasgados por vãos retilíneos com moldura de cantaria simples. Fachada lateral direita composta por dois panos delimitados por cunhais de cantaria, sendo o primeiro correspondente à sineira, terminado em cornija saliente encimada por relógio de sol cúbico, e o segundo pano antecedido, no primeiro registo, por alpendre suportado por sete colunas de fuste liso (cinco destacadas e duas adossadas) sobre murete. A restante fachada corresponde ao corpo da sacristia e anexos de apoio à ermida, dois pisos rasgados por vãos retilíneos com molduras de cantaria simples e terminados em beirada simples. Fachada posterior encoberta pelas construções anexas, deixando apenas antever a empena triangular da capela-mor. INTERIOR: a nave única, com paredes murárias revestidas a azulejo seiscentista, tipo tapete, a azul, branco e amarelo, acima do qual se observam sete telas de pintura a óleo sobre madeira representando, o eremita Santo Antão, São João Baptista, três representações do martírio de Santa Cristina, Nossa Senhora da Conceição e Santa Verónica, a cobertura é em abóbada de berço com pintura ornamental. Sensivelmente a meio da nave, do lado do Evangelho, encontra-se adossado um púlpito sobre mísula pétrea e guarda balaustrada de madeira, sob o qual figura a inscrição alusiva ao privilégio papal. Apresenta, igualmente, duas capelas laterais, retabulares, embutidas, com acesso a partir de arco pleno em cantaria marmórea, sendo a do lado do Evangelho dedicada a Santo António, apresentado uma tela com uma cena da vida do santo (o milagre do Santíssimo Sacramento), e a do lado da Epístola, com tela representando Nossa Senhora da Conceição num plano etéreo entre a Rainha Santa Isabel e São Domingos, no plano terreno. Na capela-mor, a que se acede por arco triunfal de volta plena, igualmente dotada de silhares de azulejos do tipo tapete, semelhantes aos da nave, e coberta por abóbada de berço afrescada, destaca-se o retábulo expositivo, de talha dourada, de corpo único, côncavo, um só eixo, no banco um par de mísulas sustentam outras tantas colunas torsas, que enquadram camarim, dotado de trono piramidal, no qual se observa uma imagem de pedra polícroma de Santa Cristina. O entablamento restringe-se aos elementos arquitetónicos, sendo rematado por arquivolta plena com decoração vegetalista e arco de volta perfeita cortado por uma aduela. A ladear o retábulo, ainda na parede testeira, encontram-se duas telas tendo por temática a vida da mesma santa. CRUZEIRO: no adro da capela encontra-se um cruzeiro de calcário, com forma de cruz latina e braços de perfil quadrado, assenta sobre um embasamento paralelepipédico em cuja face sudeste se encontra uma inscrição alusiva à sua colocação, ostentando a data de 1688. Todo o conjunto se eleva sobre três degraus.

Materiais

Alvenaria mista, reboco pintado, cantaria de calcário, azulejos, estuque, madeira pintada e dourada.

Observações

*1 DOF: Capela de Santa Cristina e Cruzeiro