Casa unifamiliar semelhante a outras riscados por Norte Júnior, onde o investimento decorativo assume particular relevância na composição geral. A decoração concentra-se sobretudo no corpo que torneja, adquirindo este movimento pelo uso do arco pleno. No ângulo sobressaem o torreão de secção circular, com cobertura bolbosa, e as varandas que, fruto do recuo da caixa murária, se podem desenvolver no 1º e 2º pisos até à face dos panos laterais. A ornamentação concebida para três panos e obedecendo ao princípio do simetrismo, conjuga pilastras almofadadas, acrescidas de conchas e folhagens, com outros molduramentos, como os que, nos panos laterais, coroam as janelas do 1º piso - acima das vergas tomando a forma de frontões triangulares - , ou os que inscrevem a fenestração do 2º piso - em arcos plenos -, ou ainda o recorte do alçado, terminando em arco pleno alteado de verga ressaltada e ladeado por pequenos frontões de lanços. Acresce ainda a aplicação dos gradeamentos de ferro em varandas e sacadas, cujo desenho assenta na combinação de volutas, jarrões e aletas. Esta concentração decorativa esbate-se, gradualmente, nos outros corpos, sendo um deles bastante despojado.
Construção de planta composta irregular, em forma de duplo L, de que resulta uma volumetria complexa, levantada em 4 pisos (cave, 2 pisos principais e sotão). Volumes articulados de acentuada horizontalidade, com cobertura em telhado diferenciado a várias águas. O conjunto apresenta soco de cantaria ao nível da cave e é rematado por uma platibanda recortada, nele se destacando a torre do gaveto que acusa a totalidade dos pisos e surge coroada por cúpula bolbosa revestida a ardósia. Um dos braços maiores forma a frente para a Avenida da República mas sem acesso para a via pública; o 2º L, de implantação recuada face à Avenida de Berna, é onde se localiza a entrada, no cimo de uma escada abrigada sob loggia de 3 arcos. A fachada do edifício caracteriza-se pela alternância de planos à face da rua, enquadrados por pilastras almofadadas, e recuados (nos extremos do lote e no quarto de círculo do gaveto), planos cheios e vazios, vãos de maior dimensão (arcos de volta inteira, emoldurados com profusa decoração Arte Nova em reboco e cantaria) e de proporção mais reduzida (em arco recto ou abatido, com molduras simples). A distribuição interior é feita por um corredor ligando as salas da frente e do tardoz ao longo de todo o edifício, gerado a partir do átrio de entrada ; este é caracterizado por escada de madeira em U (3 lanços rectos, com guarda em balaustrada de madeira e ladeada de lambril apainelado no mesmo material) conducente ao 1º andar. Sobre a porta de entrada, um janelão (de vitral representando motivos florais) em arco de volta inteira ilumina o duplo pé-direito desta caixa de escada.
Materiais
Alvenaria de tijolo, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado e fundido, ardósia, madeira, vidro, telha e estuque pintado.
Observações
*1 - Edifício na Avenida de Berna, n.os 1 e 1-A.