Arquitectura religiosa, pombalina. Igreja paroquial de nave única sem transepto, com capelas colaterais, coro-alto e capela-mor rectangular. Fachada neoclássica, sem torres, coroada por frontão triangular simples com óculo e dividida em três panos por pilastras compósitas. Este esquema compositivo é semelhante ao das igrejas da Encarnação (v. PT031106150521), do Sacramento (v. PT031106270246) e dos Mártires (v. PT031106200085). Ao corpo da igreja adossam-se 2 corpos laterais estreitos, cujas fachadas seguem as linhas do prédio de rendimento pombalino, que subordinam a arquitectura religiosa à malha urbana. Interior com cobertura em abóbadas de berço, com penetrações na da nave. Alçados, de cinco tramos, ritmados por pilastras da ordem compósita, onde se abrem as capelas laterais. Arco triunfal, que antecede a capela-mor, com portas utilitárias, nichos e janelas de sacada, e no topo uma janela ao centro com moldura de cantaria ricamente decorada, ladeada por pilastras rococó em estípide. Altar-mor com protótipo no da igreja de São Domingos (v. PT031106310039) da autoria de F. S. Ludovice. Os púlpitos localizam-se entre o 2.º e o 3.º tramos. Tipologia muito semelhante à da igreja dos Mártires (v. PT031106200085) também do arquitecto Reinaldo dos Santos, quer na planimetria, organização espacial, criação do espaço litúrgico, quer nos elementos de decoração interior, iluminação, proporções, escala e inserção no tecido urbano, e às da Encarnação (1768-1784, Manuel Caetano de Sousa) (v. PT031106150521) e de S. Paulo (v. PT031106490338).
Planta longitudinal composta pela justaposição de 2 rectângulos (nave e capela-mor), volumetria paralelepipédica, cobertura diferenciada efectuada por telhados de duas águas (corpo central) e de uma água (corpos laterais). Fachada principal, a N., ritmada por pilastras duplas que organizam o alçado em três planos, sendo que no central se situa o portal (servido por lanço de escada) e nos laterais uma janela e uma porta, ambas de verga direita. No piso superior, rasgam-se três janelões, sendo o do centro rematado de frontão semicircular arquitravado, integralmente revestido de cantaria, é encimado por um frontão triangular simples com óculo, rematado nas extremidades por fogaréus, e tem os cantos boleados. A ladear a fachada, encontram-se 2 corpos recuados, estreitos e mais baixos, a ela ligados por aletas. Toda a frente do edifício é servida por um patamar de acesso com gradeamento. Fachadas laterais menos nobilitadas, seguindo o traço do prédio de rendimento pombalino, com 13 vãos nos dois primeiros pisos e integralmente revestidas de azulejo de estampilha verde, com um friso bordô no topo. O terceiro piso original não acompanha todo o alçado, mas é continuado por uma marquise de alumínio. O alçado S. encontra-se adossado a dois prédios de rendimento. INTERIOR: nave única, coberta por abóbada de berço com penetrações e com decoração de estuques polícromos e 4 composições pictóricas no eixo central, figurando 3 cenas da vida de S. Nicolau e 1 alegoria à Fé, Esperança e Caridade, ladeadas cada uma de 2 medalhões, 4 representando os Doutores da Igreja e 4 os Evangelistas. Todas as pinturas são atribuídas a Pedro Alexandrino (1730-1810). A nave é corrida ao centro por teia de madeira e mármore, que suporta 8 candeeiros de ferro e vidro de Veneza, e divide-se em cinco tramos. No primeiro localiza-se o coro-alto - apoiado em 2 pilares de secção quadrada e numa abóbada de aresta abatida, onde se encontra o órgão e uma tela representado S. Miguel - e o baptistério, com dois grandes relicários revestidos a talha dourada e um altar, em madeira policromada, tendo ao fundo uma tela de N.ª Sr.ª, e ao qual se acede por gradeamento em madeira. Restantes tramos organizados pelas pilastras que ritmam os alçados laterais, havendo em cada um uma capela, com retábulo de madeira decorado com marmoreados e moldura destinada a receber pintura, mas albergando imaginária. Do lado do Evangelho, o 4.º altar dá lugar à capela do Santíssimo Sacramento revestida de mármores, encimada por cúpula de lanternim, tendo ao fundo um retábulo de madeira entalhada e dourada, com uma alegoria à Eucaristia; e à qual se acede por um gradeamento em madeira dourada a imitar o bronze. Entre as 2.ª e 3.ª capelas, destaca-se um púlpito de avental relevado. No registo superior das paredes rasgam-se vãos guarnecidos de balaustrada. O arco triunfal, que antecede a capela-mor, apresenta a eixo portas utilitárias, nichos e janelas de sacada, e no topo uma janela ao centro com moldura de cantaria ricamente decorada, ladeada por pilastras em estípide. Capela-mor de planta rectangular e coberta por abóbada de berço decorada a fresco por António Manuel da Fonseca (1796-1890), tendo por tema a "Glória de São Nicolau", e com cancela de balaústres de pedra e grade, tribunas inscritas nos muros laterais e retábulo de camarim ladeado por colunas de pedra e rematado por frontão interrompido com os emblemas de S. Nicolau esculpidos ao centro. Pela capela-mor acede-se às 2 sacristias da igreja: paroquial - cujo tecto ostenta a alegoria "Igreja esmagando a Heresia" a estuque, com um grande frontal de relicários em talha dourada - e da Irmandade de São Nicolau, também com frontal de relicários em talha, tendo este ao centro uma tela representativa de São Vicente de Paula, e com tecto decorado a estuques, seguindo o tema da alegoria ao SS. Sacramento. Corpos laterais com aproveitamento de espaço reduzido e pequenas salas, e acesso aos pisos superiores através de escadas de madeira em caracol. Todo o piso do edificio é de pedra calcária.
Materiais
Alvenaria mista, cantaria de calcário, reboco pintado, ferro forjado, azulejo industrial, madeira pintada e talha dourada.
Observações