Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela de São Sebastião

Capela de São Sebastião

O ponto de interesse Capela de São Sebastião encontra-se localizado na freguesia de Santa Maria Maior no municipio de Lisboa e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, barroca. Capela de pequenas dimensões com fachada simples, barroca, rasgada por um portal encimado por frontão de volutas enroladas e cingida na vertical por pilastras toscanas, empena em forma de frontão de lanços. A Capela-Mor, revestida a talha do final de setecentos, bem como o seu retábulo, apresenta, no seu conjunto, um aspecto rococó. A nível epigráfico destaca-se a excelente execução gráfica da inscrição.

Planta longitudinal composta. Nave única, capela-mor e sacristia na parte posterior. Cobertura diferenciada em telhado. Todo o edifício é corrido por cornija que suporta beiral saliente. A fachada principal, a S., é corrida verticalmente por 4 pilastras toscanas de cantaria, até á cornija. Pano central: pórtico de vão rectangular com entablamento coroado por frontão curvo interrompido, cujos vértices tomam a forma de volutas. A sobrepujá-lo, janelão de vão rectangular emoldurado a cantaria, coroado com o escudo real. Sobre o beiral ergue-se um frontão de lanços que abrange toda a largura da fachada, onde está incrustada uma lápide com o monograma de "MARIA". Fachadas laterais: a E. e O., apresentam fenestração ao nível do 2º piso, de vão rectangular emolduradas a cantaria simples. Na fachada E., 2 dos vãos têm verga curva e ao nível do 1º piso rasga-se uma porta; na parte posterior, sobre a cobertura, torre sineira, rasgada nas 4 faces por sineiras e coroada por um elemento de forma bulbosa, encimado por cruz. Interior de nave única, 2 altares laterais inscritos em arcos plenos. Ao nível do 2º piso, 3 janelas, sendo a central mais estreita e por baixo desta, púlpitos de lançaria de madeira. Coro com balaustrada torneada assente numa barra, sobre mísulas. O acesso faz-se por uma escada de ferro em caracol. Um arco triunfal pleno antecede a capela-mor iluminada por 2 janelas que se rasgam no lado direito. A cobertura da nave é em abobadilha estucada e com pintura ornamental; a da Capela-Mor é em abóbada de aresta. A nave é corrida por um silhar de azulejos azul e branco figurando vários profetas em fundo de paisagem, desde a entrada e ao longo de toda a parede. Têm como legenda: NAAS/ ABRAÃO/ AMINA / SALOMÃO / TARE / ISAAC. Todos os painéis têm cercadura larga. O equilíbrio da composição foi destruído com a abertura dos 2 altares laterais, uma vez que obedeciam a uma organização simétrica, partindo de um medalhão central. A balaustrada do coro é coberta por talha com volutas. A Capela-Mor, profusamente decorada a talha policromada, dourado, verde e branco, tem a imagem da padroeira num retábulo oval, abobadado. A cúpula deste assenta em 2 colunas salomónicas, engrinaldadas de flores. Num plano um pouco mais recuado, outras 2 colunas caneladas. Tanto umas como outras possuem capitéis coríntios. Na sacristia sobre o lavabo com remate em concha uma lápide epigrafada.

Materiais

Alvenaria, cantaria, ferro, vidro, madeira, azulejos e telha.

Observações