Arquitetura educativa, do séc. 20. Escola urbana do Plano dos Centenários, de um sexo e seis salas de aula, do tipo Estremadura. Edifício de planta retangular simples, com seis salas de aula retangulares, viradas a S., rasgadas por três amplos vãos, tendo, no centro, um vestíbulo que acede aos sanitários na fachada posterior, onde surge o alpendre, suportados por arcadas de volta perfeita; a fachada é rasgada por portal de verga reta, com moldura simples, alteada e encimada pelo escudo português, possuindo um falso tímpano com grelhagem, tudo envolvido por arco dobrado de volta perfeita. No interior, a sala de aula conserva o arranjo frontal, com iluminação dominante unilateral da esquerda e impossibilidade de visualizar o exterior em posição sentada.
Edifício escolar composto por volume único, retangular, evoluindo em dois pisos e tem cobertura homogénea em telhado de quatro águas, com remate em beirada simples, interrompido por chaminés paralelepipédicas, com grelha na zona superior e cobertas em coruchéu campaniforme. Tem adossado os volumes das instalações sanitárias e alpendre, mais baixos e com cobertura em telhado de três águas. Fachadas rebocadas e pintadas de rosa, com soco pintado de branco e rematadas em frisos e cornijas pintadas de branco. Fachada principal virada a SE., com três panos aprumados, o central saliente e tripartido, rasgado por portal de verga reta e moldura simples, que se alteia, na zona central, dando origem ao escudo português, rodeado por grelhagem, rebocada e pintada de branco, envolvida por arco de volta perfeita. Está encimado por lápide com inscrição e janela de peitoril retilínea, rematada por friso e com peitoril saliente, assente em mísulas de cantaria. Está ladeado por seis janelas retilíneas, com peitoris e remates comuns, separados por vaseiras; possuem caixilharias de alumínio lacado de vermelho. Cada um dos panos laterais, possuem três janelas em cada piso, semelhantes às anteriores. As fachadas laterais são semelhantes, cegas e em empenas retas, com o corpo adossado marcado por arcada cega. Fachada posterior com panos centrais plenos, rasgados por pequenas grelhagens, ladeados por dois arcos de volta perfeita, formando o alpendre, e com corpo ligeiramente saliente, rasgado por janelas retilíneas, jacentes. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de bege e branco, separados por friso de madeira, tendo tetos planos e pavimento em tijoleira. Tem vestíbulo central, que liga às salas de aula, com pavimentos em parquet, e a corredor posterior, de acesso às instalações sanitárias. O vestíbulo possui escadas de madeira com guardas do mesmo material. No patim intermédio, surge um corredor de acesso às salas situadas nos panos laterais. A NE., corpo de planta retangular simples, com cobertura plana e rasgado por janelas retilíneas.
Materiais
Estrutura em alvenaria mista, rebocada e pintada; pavimentos em parquet, madeira e tijoleira; escadas e guardas de madeira; escudos e modinaturas em cantaria de calcário; janelas com vidro simples e caixilharias de alumínio lacado; coberturas exteriores em telha.
Observações