Portal de Cidadania

Dólmen no Sítio das Pedras Grandes

Dólmen no Sítio das Pedras Grandes

O ponto de interesse Dólmen no Sítio das Pedras Grandes encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Ramada e Caneças no municipio de Odivelas e no distrito de Lisboa.

Anta datada do Neolítico final e Calcolítico

Anta com câmara formada por 2 esteios inclinados e 3 deitados ou partidos e pequeno corredor virado a SO.. Estrutura de grandes blocos calcários.

Materiais

Calcário

Observações

*1 - DOF: Dois dólmenes existentes em Caneças, um deles a sul 77º este do moinho do Baeta e a norte 49º este do marco geodésico do Bispo, no calcário do Turoniano, no sítio actualmente denominado Sítio das Pedras Grandes, e o outro a norte 34º este do marco geodésico do Bispo e a norte 76º este do moinho do Baeta, no calcário do Cenomaniano, o qual é conhecido por Dólmen no sítio das Batalhas. *2 - Dólmen situado a sul 77º este do moinho do Baeta e a norte 49º este do marco geodésico do Bispo, no clacário do Turoniano, no sítio actualmente denominado Sítio das Pedras Grandes, em Caneças