Igreja de construção medieval, conforme se denota pela fresta na fachada posterior e os cachorros das fachadas laterais da capela-mor e o vão em arco quebrado na fachada lateral S., mas que sofreu grandes reformas ao longo dos tempos, no séc. 17, época de que deverá datar o novo portal, as pilastras dos cunhais coroados por pináculos, o remate das fachadas em friso e cornija e o púlpito; e no séc. 18, altura da construção da sacristia, e da abertura de janelas na nave e capela-mor. É de planta poligonal, composta por nave e capela-mor mais baixa e estreita, com campanário ligeiramente recuado relativamente à fachada principal e dois corpos adossados à fachada lateral N.. Fachadas em cantaria aparente, terminadas em cornija e com cunhais coroados por pináculos. Fachada principal terminada em empena e rasgada por portal de verga recta, enquadrado por pilastras e encimado por cornija, sobrepujada por janelão gradeado. Fachada lateral S. rasgada por porta em arco quebrado e duas janela em verga recta. Fachada posterior terminada em empena e rasgada por fresta em capialço. No seu interior destacam-se as pinturas murais, do séc. 16, recentemente descobertas, com a representação de três figuras, entre elas, São Sebastião.
Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor rectangular, mais estreita, tendo adossado à fachada lateral N. escada de acesso ao campanário que surge ligeiramente recuado à frontaria, e um corpo que se prolonga ao longo da nave e outro mais pequeno na capela-mor. Volume homogéneo, com cobertura em telhado de duas águas na nave e capela-mor, e de três nos corpos adossados. Fachadas em cantaria aparente, de aparelho regular, com cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais, e os ângulos das empenas rematados por cruzes latinas de cantaria, sobre acrotério. Fachada principal orientada, terminada em empena, com friso e cornija, e rasgada por portal de verga recta, com moldura, sobrepujado por cornija. Sob o portal rasga-se grande janelão rectilíneo com moldura, encimado por cornija, gradeado. Sensivelmente recuado à frontaria, surge campanário, acedido por escada adossada à fachada lateral N., de dois registos, separados por cornija, o primeiro é cego e no segundo rasgam-se duas sineiras em arco de volta perfeita, de diferente dimensão, albergando sinos; termina em cornija contracurvada, coroada por cruz sob acrotério e ladeada por pináculos. Fachadas laterais terminadas em friso e cornija, na fachada N. rasga-se uma fresta, e surge corpo adossado com porta de verga recta virada a O. e pequena janela rectangular disposta na horizontal, gradeada. A fachada lateral S. é rasgada, por fresta rectilínea, gradeada, porta em arco quebrado e uma janela rectangular também gradeada. Fachadas laterais da capela-mor terminadas em cornija suportada por cachorros lisos, na fachada N. adossa-se um pequeno corpo, com um pequena janela virada a N. e uma porta de verga recta virada a E., e na fachada S., abre-se janela em capialço, gradeada. Fachada posterior com capela-mor rasgada por fresta de arco de volta perfeita, em capialço, terminada em empena. INTERIOR com nave de paredes rebocadas e pintadas de branco com silhar de azulejos, pavimento de madeira e em lajes de granito, e tecto ligeiramente curvo de madeira. Coro-alto apoiado em mísulas de granito, com guarda em balaústres de madeira e acesso por escada disposta no lado da Epístola. No lado do Evangelho, inserido num arco de volta perfeita, sob supedâneo de granito, surge pia baptismal cilíndrica, sobre pé facetado e tampo de madeira. Do mesmo lado, numa posição elevada, surge nicho em arco de volta perfeita, e uma base de púlpito de bacia rectangular, sobre mísula, em cantaria; ainda do mesmo lado surge uma porta entaipada e o retábulo colateral. Do lado da Epístola, numa posição elevada surge nicho em arco de volta perfeita, porta de arco quebrado de acesso ao exterior e retábulo colateral. Arco triunfal de volta perfeita com moldura granítica.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito aparente; pináculos, cruzes das empenas, bacia do púlpito, pia baptismal e outros elementos em cantaria de granito; portas em madeira pintada; retábulos de talha policroma e dourada; pavimento de madeira, lajes de granito; tectos e balaústres do coro-alto em madeira; gradeamento de ferro; sinos em cobre; cobertura de telha.
Observações
Pela qualidade das pinturas murais, a Igreja de Pinheiro deverá integrar a Rota dos Frescos de Guimarães, que inclui a Igreja de Santa Maria de Corvite (V. PT010308380069), a Igreja de Santa Cristina de Serzedelo (V. PT010308660019) e a Igreja de Santa Maria de Matamá.