Arquitectura residencial, seiscentista. Casa alpendrada, de planta rectangular com piso térreo em alvenaria de granito e pisos superiores em taipa de rodízio. Apresentam as fachadas rasgadas com vãos de verga recta com moldura em madeira. e terminam em beiral saliente revestido a madeira.
Planta rectangular de desenvolvimento longitudinal. Massa simples com cobertura em telhado de três águas. Fachadas de três pisos, com o térreo em alvenaria de granito e os superiores em taipa de rodízio, com os paramentos rebocados e pintados de branco, e remate em beiral saliente, revestido a madeira. Fachada principal, virada a S., com piso térreo, alpendrado, suportado por cinco pilares em cantaria de granito, onde se abre-se seis portas, de verga recta, de madeira, separadas por ombreiras de granito. Os dois pisos superiores apresentam vãos de verga recta, com molduras de madeira; no primeiro, abrem-se seis portas com varanda corrida, guarda decorada com elementos fitomórficos em ferro forjado, e no último piso, seis janelas de guilhotina. Nas fachadas laterais, segue-se o mesmo esquema de vãos, de verga recta com moldura em madeira, alternando-se entre janelas de sacada e janelas de guilhotina.
Materiais
Estrutura do piso térreo em alvenaria de granito, pisos superiores em taipa de rodízio com paredes exteriores rebocadas e pintadas de branco; molduras dos vãos, portas, caixilharias, pavimentos e escadas em madeira; cobertura em telha.
Observações
Estabelecimento de hotelaria inserido na rede Pousadas de Portugal, integrando o grupo das Pousadas de Charme.