Casa nobre de planta rectangular de dois pisos. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e em alvenaria de granito, com fachada principal de dois panos, rasgada por vãos rectangulares com escadaria nobre de lanços divergentes, com arco de passagem abatido e portal principal encimado com pedra de armas. Interior com paredes rebocadas e pintadas de branco, sendo o segundo piso destinado a habitação, com quatro salas voltadas a S., comunicando entre si, algumas com tectos de masseira de madeira, quartos e cozinha. O solar desenvolve para S. e O. jardim formal com canteiros delimitados por bucho, com japoneiras e árvores de fruto, complementado por fontes de espaldar e tanques.
Planta rectangular, massa única, de dominante horizontal, com dois pisos, com cobertura em telhado de quatro águas. Fachadas principal e lateral O. rebocadas e pintadas de branco, percorridas por embasamento de pedra, definidas por pilastras de capitéis fitomórficos, nos cunhais, com dois registos marcados por friso. Remate em dupla cornija sob beiral. Fachada principal voltada a S., de dois panos definidos por pilastra com capitel fitomórfico. Pano esquerdo marcado por escadaria nobre de lanços divergentes, com guarda de ferro entre pilares bojudos encimados por fogaréus, possuindo sob o patamar superior arco de passagem, em asa de cesto. Este pano é rasgado no primeiro registo por duas janelas rectangulares e no segundo pelo portal principal ladeado por duas janelas de sacada assentes em dois modilhões e encimadas por cornija recta. Portal principal de morfologia igual à das janelas de sacada, encimado por pedra de armas. Pano direito com porta carral em arco abatido, no primeiro registo, e duas janelas de sacada, semelhantes às do direito, no segundo registo. Fachada lateral O. rasgada, no primeiro registo, por porta de verga recta e duas janelas rectangulares, protegidas por gradeamento de ferro e, no segundo por três janelas de sacada, semelhantes às da fachada principal. Fachada posterior, a N. em cantaria de granito de aparelho em fiadas irregulares, rasgada, em cada registo, por porta de verga recta e janela, rectangular, de guilhotina, com escada de pedra para acesso ao andar superior. INTERIOR com paredes rebocadas e pintadas de branco, com molduras dos vãos em cantaria de granito. Primeiro piso destinado a Turismo de Habitação, com vestíbulo central ligado a corredor através de porta, com comunicação com os diferentes compartimentos, salão de festas, cozinha, copa, casas de banho e quartos. Ligação através de escada de madeira com o piso superior, ocupado pelas salas de estar, de entrada, de visitas e de jantar, ligadas entre si, e por quartos, casa de banho, cozinha e arrumos, cuja comunicação é feita a partir de um corredor que se inicia na sala de entrada e termina numa porta que abre para a escada da fachada posterior. Sala de visitas com tecto em masseira de madeira pintada com o brasão de família, ao centro.
Materiais
Estrutura do edifício, molduras dos vãos, cunhais, cornijas de remate, muros, elementos decorativos fontes, em granito; pavimento do piso térreo, em tijoleira cerâmica; paredes das casas de banho e das cozinhas, de azulejo; tectos do piso térreo em estuque; portas, janelas, pavimentos do piso superior, tectos do piso superior e do vestíbulo do piso térreo, em madeira; gradeamento das janelas, corrimão da escadaria e guarda das sacadas, em ferro; cobertura exterior em telha de aba e canudo.
Observações