Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Bairro de Casas Económicas das Condominhas

Bairro de Casas Económicas das Condominhas

O ponto de interesse Bairro de Casas Económicas das Condominhas encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos no municipio de Porto e no distrito de Porto.

Setor urbano. Área com unidade morfológica contemporânea de traçado organicista. Habitação económica de promoção pública estatal (DGEMN). Bairro de casas económicas de média dimensão composto por casas geminadas unifamiliares térreas da classe A (tipo 1, 2 e 3), com logradouro à frente e no tardoz. Faz parte do equipamento coletivo do bairro uma escola primária (v. IPA.00026850). O bairro de Casas Económicas das Condominhas apresenta grandes afinidades formais, tanto à escala do urbanismo como à dos objectos arquitectónicos, com o Bairro de Casas Económicas do Ilhéu (v. PT011312030442), da Azenha (v. PT011312100464), de Ramalde (v. PT011312110445), de Paranhos (v. PT011312100438) e do Amial (v. PT011312100106).

Bairro de casas económicas de traçado retangular, irregular, constituído por catorze ruas perpendiculares, adaptadas ao declive do terreno, de toponímia ligada a nomes de praias portuguesas, como a de Vila do Conde, Esposende, Âncora, Estoril, Leça, Miramar, Aguda, Espinho, Figueira da Foz, Cascais, Algés, Ericeira, Nazaré, e Estoril. Na totalidade apresenta cento e duas moradias unifamiliares, da Classe A, tipo 1, 2 e 3, de um e dois pisos, geminadas duas a duas, com logradouro junto à fachada posterior, jardim a toda a extensão da fachada principal, e alpendre formado por estrutura simples, de betão ou tijolo, apresentando em alguns casos telheiro.

Materiais

Elementos estruturais de pedra; alvenaria mista, rebocada e pintada de cores variadas; molduras de portas e janelas de cimento armado; caixilharias de janelas e portas de madeira com vidro; paredes interiores e tectos estucados; pavimentos de madeira e revestimento cerâmico; estrutura da cobertura de madeira revestida a telha cerâmica.

Observações

*1 - Trabalharam na elaboração dos projectos - tipo de casas económicas arquitectos como Raul Lino, Eugénio Correia, Rebelo de Andrade, Couto Martins, Alberto Cruz, Rogério de Azevedo, entre outros. *2 - O edifício escolar foi arrematado pelo valor de 282.472$00.