Farol construído no final do séc. 19, tipo torre, num molhe avançado da linha da costa marítima e na foz do Rio Douro, onde antigamente se fazia a entrada da barra. O molhe, integrado no plano do engenheiro Reinaldo Oudinout para melhorar a navegabilidade do Douro, foi iniciado na última década do séc. 18 e continuado na centúria seguinte, entre a costa e o afloramento rochoso das Felgueiras que emergia no meio do rio, há muito assinalado como perigoso, e onde Oudinout já previa a construção de um farol. Este só viria a ser construído quase um século mais tarde, em 1886, com planta hexagonal, e corpo de cantaria, de linhas muito sóbrias, sobre o qual se construiu balcão com lanterna. A face virada a terra e a nascente é rasgada por porta e duas janelas sobrepostas, a que se adossou mais recentemente corpo precedendo a porta, e a virada a poente por uma janela na zona superior.
Torre de planta hexagonal tendo adossada a nascente corpo retangular, formando dois volumes escalonados. A torre, com 11,5 m de altura, apresenta os paramentos aprumados, com as faces em cantaria aparente, sobre base saliente, de perfil reto e em quarto de círculo, e terminando em cornija. Sobre esta, dispõe-se varandim saliente, com base de perfil curvo, e guarda tubular, em ferro, pintada de vermelho. No centro, eleva-se a lanterna metálica envidraçada, pintada de vermelho, e com cobertura em domo metálico, igualmente pintado, rematado por pináculo em bola, sobreposto por catavento. Na face virada a nascente, rasgam-se duas janelas retangulares, com molduras pintadas de vermelho, fechadas com tijolo de vidro, e na face oposta, virada ao mar, uma janela semelhante, na zona superior. O corpo adossado, com cobertura em canhão, apresenta as fachadas rebocadas e pintadas de branco, com soco também pintado. A face principal, virada a nascente, termina em empena curva e é rasgada por portal de verga reta; na lateral esquerda abrem-se duas janelas jacentes, gradeadas.
Materiais
Estrutura em cantaria de granito aparente; molduras das janelas em cantaria de granito pintada; tijolo de vidro nas janelas; lanterna em estrutura de ferro envidraçada; guarda da lanterna em ferro pintado; corpo adossado com as paredes e cobertura rebocadas e pintadas.
Observações
*1 - O Farol de Felgueiras tem o número D-2050.