Arquitectura religiosa modernista. Igreja de planta longitudinal composta por três naves escalonadas, separadas por pilares, capela-mor ovalada, com coberturas interiores, de betão armado, em abóbada de ogivas na nave principal, iluminada por frestas esguias rasgadas nas fachadas laterais e na principal. Fachadas alongadas, de traçado rectilíneo, revestidas a cantaria de granito. Fachada principal antecedida por escadaria e exonartéx que conduzem ao nártex e interior do templo por três portas de verga recta. A ladear a fachada, duas composições de três nichos albergam imaginária de grandes dimensões. Do lado esquerdo, torre sineira quadrangular, esguia, rasgada na parte superior por pequenas janelas rectangulares, com remate plano, sobrepujada por cruz latina ao centro. No interior apresenta seis capelas laterais, com alteres de mármore e capela-mor ovalada.
Planta rectangular alongada, composta por igreja, sacristia, torre sineira, capelas mortuárias, secretaria, gabinetes e outros espaços de apoio ao culto. Volumes articulados e escalonados, com coberturas diferenciadas, sendo a da igreja em abóbada e as restantes planas, de betão. IGREJA de planta longitudinal, formada por três naves escalonadas, a central bastante mais larga e alta, três capelas adossadas de cada lado, capela-mor mais estreita, tendo várias dependências adossadas ao alçado posterior, e torre sineira localizada do lado direito. Fachadas de betão armado forradas a cantaria de granito aparente, desenvolvidas em diferentes cotas, acompanhando a inclinação do terreno. Fachada principal orientada a O., rasgada por três esguias frestas rectangulares, rematada por cornija, e cartela circular sobrepujada por cruz latina ao centro, antecedida por escadaria de degraus largos e suaves e exonartéx, formado por quatro colunas que acompanham quase a totalidade da fachada, que conduzem ao nártex e interior do templo. A ladear a fachada, surgem duas composições de três nichos rectangulares, albergando os da esquerda, as imagens escultóricas, em bronze, de São João de Deus, São Dâmaso e São João de Brito e os da direita, São Teotónio, Santa Beatriz da Silva e Santo António. No nártex rasgam-se três portas principais e duas laterais, de folha dupla, de verga recta com molduras, conduzindo a da esquerda para o baptistério. Fachadas laterais semelhantes, rasgadas ao nível da nave por cinco festas longilíneas, idênticas às da fachada principal, percorridas por ressaltos que correspondem às naves laterais, baptistério, serviços e espaços de apoio ao culto, desenvolvidos num primeiro piso e servidos por várias entradas, a vários níveis. Sobre este primeiro piso, assentam oito colunas cobertas por laje de betão que ajudam a escorar a abóbada da cobertura. Fachada posterior flanqueado por dois corpos rectangulares de menores dimensões e torre sineira de quarenta e sete metros de altura, à direita. Capela-mor consideravelmente mais estreita, em semi-circulo marcado por contrafortes salientes de cantaria, rematada por cornija saliente, coroada por cruz. Torre sineira quadrangular, de faces idênticas, rasgadas por sucessivas janelas rectangulares simetricamente distribuídas, que iluminam a escada interior. Em cada face apresenta relógio e cornija, antecedida pelo remate superior mais estreito, rasgado por pequenos vãos rectangulares, coberto por cobertura plana onde assenta cruz latina. A torre apresenta carrilhão de nove sinos. INTERIOR de três naves, separadas por pilares revestidos a mármore, sendo a central bastante mais alta e larga, com cobertura quadriculada, em abóbada de ogivas. Nas naves laterais surgem três capelas de cada lado, com altares constituídos por blocos de mármore assentes em suporte revestido do mesmo material, onde surgem sobre mísula que nasce da parede, do lado esquerdo de quem entra, Santa Teresa do Menino Jesus, São José e Sagrado Coração de Jesus e do lado direito, São Judas Tadeu, Santa Rita de Cássia e Nossa Senhora de Fátima. Por trás da imagem, apresenta pintura mural abstracta, inspirada na vida de Jesus. Capela-mor ovalada, vencida por três degraus, com altar principal assente sobre supedâneo. Ao centro, apresenta imagem escultórica em bronze, representado Cristo Crucificado. À entrada da capela-mor, surge de cada lado, púlpito de mármore verde polido, e do lado esquerdo, assente em pedestal, escultura representado Santo António de mãos e olhos levantados para o céu. Nos edifícios que ladeiam a capela-mor, com entrada pelas naves laterais, fica a sacristia, os serviços paroquiais, sanitários, capelas mortuárias, arquivo, arrumos e outros espaços de apoio ao culto. Com a diferença de cotas entre a rua de Naulila e Fernão de Magalhães, a cripta fica parcialmente em cave.
Materiais
Paredes exteriores com fundações em alvenaria de granito, elementos estruturais em betão armado forrados a cantaria de granito; caixilharias em madeira envernizada; janelas com vidro simples; paredes divisórias em tijolo rebocadas e pintadas, e placas de gesso; pavimento da nave revestido a tacos de madeira, dos sanitários a mosaico e restantes revestidos a linóleo; tecto da nave central e capela-mor em betão armado pintado, e restantes em placas de gesso; capela-mor, capelas laterais, naves laterais e pilares interiores, revestidos a placas de mármore verde polido de Viana do Alentejo; altar principal de granito polido; coberturas de betão com tela asfáltica e material drenante, formado por gravilha.
Observações
EM ESTUDO. *1 - Projecto objecto de tese de licenciatura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, obtendo nota final de dezanove valores. *2 - Do projecto primitivo apenas se construiu a cripta que foi transformada em salão paroquial. Era um projecto para um "templo simples e moderno, sem transepto e orientado segundo os preceitos litúrgicos. Formado por um pórtico a poente, uma nave com o altar-mor ao fundo, e a nascente, baptistério e pequenos altares laterais, sacristia e cartório do pároco, à frente e a norte eleva-se, majestosa, uma torre que domina o templo e se enquadra bem na unidade do conjunto. Sob a nave, é feito, por virtude de o terreno estar bastante abaixo do nível das ruas que o contornam, um subsolo destinado a arrecadação...".