Igreja paroquial de provável construção quinhentista, com a capela-mor reformada no séc. 18 e, já em meados do séc. 20, toda a estrutura, resultando numa planta retangular composta por nave e capela-mor, interiormente com iluminação axial e unilateral e coberturas de madeira. Apresenta as fachadas rebocadas e pintadas, a principal terminada em empena e rasgada por portal de verga reta e janela cruciforme, executada em 1948. A fachada lateral esquerda é rasgada por porta travessa e janela retilínea na nave e capela-mor, e a posterior é cega e termina em empena. No interior, possui púlpito no lado do Evangelho, atualmente sem guarda e acesso, arco triunfal de volta perfeita ladeado por dois retábulos colaterais, em talha policroma, de feitura recente mas em revivalismo tardo-barroco, de corpo reto e um eixo. O retábulo-mor de corpo reto e três eixos possui estrutura em barroco nacional, reformada de modo descaracterizante no séc. 20, no remate, tribuna, pintura dos painéis dos eixos e no banco. As pinturas murais sobre o arco triunfal, com anjos músicos e o Cordeiro Místico, e as das coberturas datam do séc. 20, ainda que as da capela-mor sejam um pouco mais antigas e de melhor qualidade.
Planta retangular composta de nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral direita torre sineira quadrada e anexo retangular, mais avançado. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja, de uma no anexo, rematadas em beirada simples, e em coruchéu na torre sineira. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com faixa, cunhais, cornija do remate e molduras dos vãos sublinhados a azul claro. Fachada principal virada a sudeste, terminada em empena, coroada por cruz latina de cantaria, com braços facetados e rematados em botão, sobre acrotério, e com fogaréus nos cunhais; é rasgada por portal de verga reta e janela em cruz latina, com moldura em cantaria, dupla na zona superior; sob esta, existe cartela inscrita. À direita dispõe-se recuada a torre sineira, de dois registos, separados por cornija, rasgando-se no primeiro janela retilínea e no segundo, em cada uma das faces, vão em arco de volta perfeita albergando sino; a torre remata em cornija de betão e o coruchéu, coroado por cruz latina metálica, integra relógio circular, protegido por cornija curva. Na fachada lateral esquerda a nave é rasgada por porta travessa de verga reta e janela retangular e a capela-mor por uma outra janela igual. Na fachada oposta, a torre possui no primeiro registo vão retilíneo, descentrado, e o corpo, de um piso, é rasgado por duas portas de verga reta e quatro janelas retilíneas, todas sem molduras. Fachada posterior com a capela-mor cega e terminada em empena, coroada por cruz. INTERIOR com as paredes rebocadas e pintadas de branco e azulejos de padrão azul e branco, formando silhar, pavimento cerâmico e em soalho de madeira e cobertura em falsa abóbada de berço, pintada com motivos fitomórficos, os quatro Evangelistas anjos, querubins e, numa cartela central formada de concheados, São João Baptista. Ladeia a porta axial, do lado da Epístola, pia de água-benta hemisférica, encimada por nicho curvo. No início da nave possui, no lado do Evangelho, pia batismal de taça facetada sobre pé igualmente facetado, ladeado por armário embutido. Sensivelmente a meio, dispõe-se o púlpito, com bacia de cantaria retangular, atualmente a sustentar imaginária. Arco triunfal de volta perfeita sobre pilastras, com fecho encimado por concha, ladeado por dois retábulos colaterais, em talha policroma, de corpo reto e um eixo. Estes são encimados por pinturas murais representando anjos músicos e uma glória de querubins enquadrando o Cordeiro Místico. Na capela-mor, sobre supedâneo, dispõe-se o retábulo-mor, em talha policroma e dourada, de corpo reto e três eixos, definidos por quatro colunas torsas, com o terço inferior marcado, sobre mísulas com anjos atlantes, e de capitéis coríntios. No eixo central abre-se tribuna, de perfil curvo e com drapeados, interiormente pintado de flores e, no topo, com a pomba do Espírito Santo, albergando trono de três degraus, o inferior facetado e os superiores galbados, encimado por Crucificado. Nos eixos laterais tem painéis pintados de flores sobrepostos por mísulas com imaginária. A estrutura remata em espaldar curvo, formado por três arquivoltas, as dos extremos torsas e a central plana, decorada de acantos, unidas por aduelas no sentido do raio, sobreposto por elementos de talha vazados. Sotobanco formado por largos plintos, almofadados com moldura de acantos. Altar-mor paralelepipédico, com frontal ornado de acantos, marcando sanefa e moldura, com os mesmos elementos. Cobertura em falsa abóbada de berço, de madeira, pintada com elementos fitomórficos e cartela central com Adoração da Custódia.
Materiais
Estrutura rebocada e pintada; pináculos, cruz, molduras dos vãos, bacia do púlpito e pia batismal em cantaria de granito; portas de madeira e de alumínio; vidros simples e policromos; silhar de azulejos; pavimento em soalho de madeira e cerâmico; coberturas de madeira pintadas; retábulos em talha policroma; cobertura de telha.
Observações