Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja Paroquial de Vilarinho de São Romão

Igreja Paroquial de Vilarinho de São Romão

O ponto de interesse Igreja Paroquial de Vilarinho de São Romão encontra-se localizado na freguesia de Vilarinho de São Romão no municipio de Sabrosa e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, maneirista e barroca. Igreja paroquial de planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais baixa e mais estreita, interiormente iluminada pelos vãos laterais e óculo axial. Fachada principal terminada em frontão de lances, rasgada por portal de verga recta com moldura entre pilastras e encimado por frontão interrompido. Torre sineira de três registos e fachadas laterais rasgadas, na nave, por janelas de capialço e porta travessa, na lateral esquerda.

Planta longitudinal composta por nave única e capela-mor, mais baixa e estreita, tendo adossado à fachada lateral esquerda torre sineira quadrada e sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas diferenciadas em telhados de duas águas na igreja e de uma na sacristia. Fachadas rebocadas e pintadas de branco, com embasamento de cantaria, pilastras toscanas nos cunhais e terminadas em duplo friso e cornija, sobreposta por beirado simples. Fachada principal terminada em frontão de lances, rematado em frontão triangular interrompido por cruz latina sobre globo, ladeado por bolas sobre plintos, os quais surgem igualmente a coroar as pilastras dos cunhais. É rasgada por portal de verga recta, com moldura avançada, enquadrado por duas pilastras toscanas, suportando entablamento e frontão triangular interrompido por bola; no tímpano tem a inscrição ANNO DE 1743; no tímpano da fachada, abre-se óculo facetado, moldurado e gradeado. A torre sineira adossa-se sensivelmente recuada, com cunhais apilastrados, rematados por fogaréus, e apresentando três registos, separados por frisos e cornija; no primeiro abre-se janela de verga abatida e moldura formando pingente central inferior e terminada em cornija contracurvada; no segundo possui relógio circular inserido em moldura formando pingente e frontão de lances; no terceiro, rasga-se, em cada uma das faces sineira em arco de volta perfeita, de avental decorado com rendilhados e albergando sino; é rematada em cúpula bolbosa, coroado por cata-vento. Fachadas laterais rasgadas na nave por duas janelas rectangulares com moldura de capialço e, na lateral esquerda, porta travessa de verga recta e moldura simples. Na sacristia, abre-se frontalmente porta de verga recta simples.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; molduras dos vãos, cunhais, pináculos, frisos, cornijas, cruzes em cantaria de granito; grades de ferro; portas de madeira; vidros simples; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO