Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Igreja de São Cristóvão

Igreja de São Cristóvão

O ponto de interesse Igreja de São Cristóvão encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Provesende no municipio de Sabrosa e no distrito de Vila Real.

Arquitectura religiosa, vernácula. Igreja paroquial de planta longitudinal composta de nave e capela-mor, reformada no séc. 20, conforme indicam as cornijas de betão. Apresenta fachadas rebocadas e pintadas, a principal terminada em empena, com cunhais apilastrados e rasgada por portal de verga recta entre vãos jacentes de capialço.

Planta longitudinal composta por nave e capela-mor, mais baixa estreia, tendo adossado à fachada lateral esquerda sacristia rectangular. Volumes escalonados com coberturas em telhado de duas águas na igreja e de uma na sacristia, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco e com faixa cinzenta, terminadas em cornija de betão. Fachada principal virada a NO., terminada em empena, com cornija de cantaria, coroada por cruz latina de braços quadrangulares, e cunhais apilastrados, coroados por pináculos piramidais sobre acrotérios; é rasgada por portal de verga recta, com moldura percorrida por sulcos, ladeada por dois pequenos vãos quadrados, com moldura de capialço e gradeados. Fachada lateral esquerda com a nave rasgada por duas janelas de capialço e pora travessa de verga recta e moldura simples e uma outra janela na capela-mor; na sacristia abre-se a NO. porta de verga recta sem moldura; na lateral direita abre-se porta sobrelevada de acesso ao coro-alto, com escada de tijolo, rebocada e pintada, e guarda metálica, porta travessa de verga recta e janela de capialço na nave e na capela-mor. Fachada posterior com a capela-mor cega, terminada em empena.

Materiais

Estrutura rebocada e pintada; cornijas e placa de betão; cunhais, cornija, molduras dos vãos, cruz e pináculos em cantaria de granito; portas de madeira; cobertura de telha.

Observações

EM ESTUDO. *1 - Segundo a lenda, a povoação inicial estabeleceu-se nas Lameirinhas, onde hoje existem vestígios de um povoamento antigo, tendo a população abandonado o local e deslocado para o monte da Nogueirinha devido a uma invasão de formigas. *2 - Os privilégios do couto consistiam em que nenhuma pessoa que fosse presa dentro dele por qualquer crime, possa morrer de morte natural, nem padecer pena sanguinis por ser de jurisdição eclesiástica.