Portal Nacional dos Municípios e Freguesias

Capela da Família Melo e Castro

Capela da Família Melo e Castro

O ponto de interesse Capela da Família Melo e Castro encontra-se localizado na freguesia de Colares no municipio de Sintra e no distrito de Lisboa.

Arquitectura religiosa, maneirista. Capela seiscentista, adaptada a Misericórdia, tendo pequenas dimensões, exterior bastante singelo, terminando em empena, com cunhais marcados em cantaria e portal principal axial de verga recta. Salienta-se o retábulo da capela-mor, atribuído por Vitor serrão ao pintor Cristiano Vaz e, possivelmente, anterior a 1623, pois, se só neste ano foi instituída a Misericórdia, é de supor a pré-existência da Igreja como capela particular. O retábulo integra-se na fase quinhentista da chamada talha do Renascimento e no sub-grupo dos retábulos em forma de edícula. A sua decoração nas bases, frisos e remates é mais sóbria do que as dos retábulos contemporâneos, contudo conserva um carácter tradicionalista no seu grafismo de superfícies plenas e jogo de contrastes pouco acentuado. Telas maneiristas com a característica figuração idealizada e distorção equívoca. Impõem-se ainda com a opulência quente do colorido primitivo e com o jogo de proporções dos trabalhos de marcenaria envolvente.

Planta longitudinal composta por nave integrando espacialmente capela-mor. Volumes homogéneos, com cobertura em telhado de 2 águas. Frontespício terminado em empena, abrangendo a capela e casa da misericórdia; cunhais de cantaria, capela com portal de verga recta encimado por cornija datada de 1632 e sobrepujado por óculo; casa da misericórdia com portal simples de verga recta e janela com gradeamento inferior. Interior de grande simplicidade, com coro-alto de madeira e púlpito quadrado no lado do Evangelho; no lado da Epístola, cadeiras dos irmãos da Misericórdia com alçado e teia de madeira; cobertura em abóbada de berço. Zona da capela-mor com pavimento mais elevado e tribuna sobre porta, no lado do Evangelho; retábulo-mor em forma de edícula, de 2 andares, com telas enquadradas por colunas dóricas estriadas; nicho central e paineis superiores terminando em frontão interrompido e redondo; nas telas figuram: "Visitação", "Nossa Senhora da Misericórdia", "Cristo carregando a cruz", "Cristo na Cruz" e "Descida da Cruz".

Materiais

Alvenaria rebocada e cantaria. Pavimento de tijoleira e cobertura de telha; madeira, talha e telas pintadas.

Observações

*1 - Capela da Misericórdia de Colares (antiga Capela da Família Melo e Castro).