Portal de Cidadania

Alminhas de Nossa Senhora do Carmo

Alminhas de Nossa Senhora do Carmo

O ponto de interesse Alminhas de Nossa Senhora do Carmo encontra-se localizado na freguesia de União das freguesias de Valença no municipio de Valença e no distrito de Viana do Castelo.

Grupo de duas Alminhas, uma de provável construção oitocentista e outra novecentista, em revivalismo neobarroco. Possuem planta reta e estrutura paralelepipédica, em cantaria, a da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, apresentando certo cuidado construtivo, com dupla cornija contracurvada, uma definindo o nicho e a outra o remate, cujo perfil se repercute na cobertura; já não possui o remate, mas deveria ter sido uma cruz. As Alminhas da Rua Apolinário da Fonseca são mais rudimentares e sem preocupação decorativa. No interior, ambas têm painel alusivo à salvação das Almas do Purgatório, em azulejo, assinado por Granini A. Grais, integrando ao centro a figura de Nossa Senhora do Carmo. Também em ambas as portas possuem inferiormente vão semicircular para facilitar o acesso à caixa das esmolas.

Planta rectangular, de corpo paralelepipédico, integralmente em cantaria de granito aparente. Massa simples, com cobertura contracurvada na primeira Alminha e plana na segunda. A primeira apresenta a face principal terminada em empena contracurvada, terminada em cornija, de chave saliente e coroamento truncado. Na zona dos cunhais apresenta pilastras sustentando cornija igualmente contracurvada, enquadrando nicho, em arco do mesmo perfil, interiormente com abóbada e albergando painel de azulejos policromos. O nicho é protegido por porta de ferro, adaptado ao seu perfil e tendo inferiormente vão semicircular; parapeito revestido a chapa metálica correspondente à caixa das esmolas, semi-destruída. As Alminhas da R. Apolinário da Fonseca são mais simples, com corpo rectangular vertical, rasgado por nicho em arco de volta perfeita, de moldura saliente, com porta gradeada adaptada ao perfil do arco e tendo inferiormente vão semicircular, contendo caixa de esmolas em ferro no parapeito e albergando no interior painel de azulejos policromos. O painel de azulejos é igual em ambas as Alminhas, figurando ao centro a imagem de Nossa Senhora do Carmo, coroada, segurando, na mão direita, o escapulário e, na esquerda, o Menino, envolta em resplendor; inferiormente, surgem dois anjos resgatando almas das chamas; no canto inferior direito, tem a inscrição GRANINI A. GRAIS.

Materiais

Estrutura de cantaria de granito; painel de azulejos; grades de ferro; revestimento do peitoril em chapa metálica.

Observações